A Società Italiana Lavoro e Progresso realizou as eleições da diretoria e do conselho fiscal, no dia 18 de junho. O mandato tem duração de dois anos e será renovado em 2012. Os membros da nova diretoria são: o Presidente Vittorio Palumbo, seu vice, Raul Tresoldi, o primeiro e segundo Secretários, respectivamente, João Roberto Beltarmelli e Luis Fernando Marascalchi e os Tesoureiros, José Eduardo Bertuzzo e Fausto Ferreira Júnior.
Os novos titulares do Conselho Fiscal são: Antonio Carlos Gidaro, Helio Admar Beltramelli e Aristides Fascina Júnior, e Juarez Aparecido Bernandi, Rui Roberto Cultarelli e Maurício Zanaro, são os suplentes.
Os italianos chegaram ao distrito de Sousas no final do século XIX. Com o intuito de conseguirem emprego, substituíram os escravos nas lavouras de café. Diante da resistência das dificuldades de um país desconhecido, eles fundaram no Distrito, a sociedade italiana “Lavoro e Progresso”, no dia 21 de agosto de 1894.
Para preservar o amor pela pátria, deixaram de ser reunir na casa dos próprios fundadores, para em 1900, inaugurarem sua sede social, devido a uma doação da Sra. Maria Franco de Moraes Salgado, grande proprietária de terras, no então, Arraial dos Sousas.
Essa conquista, que vem de muito tempo, contribui até hoje, para a difusão da história e das tradições italianas no Distrito.




