18.9 C
Campinas
sexta-feira, setembro 20, 2024

Mitos e verdades sobre o glúten

Data:

Nutricionista Márcia Loureiro, da Life Clínica, esclarece as principaisdúvidas sobre ingestão de alimentos com glúten
Nhoque sem glúten é a dica da nutricionista Márcia Loureiro

Em pouco tempo, o glúten passou de mero desconhecido a centro das atenções. Visando o emagrecimento, as pessoas passaram a evitar indiscriminadamente o consumo do composto de proteínas. A nutricionista Márcia Loureiro, especialista da Life Clínica esclarece quais os reais efeitos do glúten no organismo e os mitos que o envolvem.

De acordo com Márcia, o glúten é um composto de proteínas presente no trigo, na aveia, no centeio, na cevada e no malte. Essas proteínas são as prolamina e glutelina que aparecem combinadas com o amido nos alimentos. Produtos industrializados costumam conter essa proteína porque ela ajuda na fermentação, elasticidade e na conservação de pães e massas.

“Alimentos com glúten são bastante energéticos e quando armazenados no corpo, se tornam gordura. Cortar esses alimentos não ajuda a emagrecer, o paciente só consegue ter a perda de peso porque sua alimentação passa a ser mais balanceada quando ele elimina alguns carboidratos de sua dieta”, explica a nutricionista.

Somente as pessoas com a doença celíaca é que estão restritas ao consumo do glúten. São pessoas que não possuem a enzima transglutaminase, responsável pela quebra do glúten. Quando elas ingerem a proteína as paredes do intestino delgado são atingidas, dificultando a absorção de nutrientes do organismo e provocando sintomas como abdômen estufado, vômito, perda de peso anemia e osteoporose. A intolerância costuma ser detectada logo na infância, mas ela pode ficar sem se manifestar pelo ao longo da vida. Em alguns casos, a doença não demonstra nenhum sintoma, o que acaba dificultando no diagnóstico.

Não existe cura para a celíaca, mas o indicado é sempre procurar pela ajuda de um médico para auxiliar na dieta do paciente. “Após o aparecimento de algum dos sintomas relacionados a doença, é indicado que a pessoa não pare de comer por conta própria alimentos sem glúten. Esta ação pode prejudicar ainda mais o organismo. Somente um profissional consegue detectar a doença, depois de fazer uma biópsia do intestino,” ressalta a especialista da Life Clínica.

NUTRIÇÃO – Márcia Andrea de Melo Loureiro 

Márcia Loureiro é nutricionista formada na Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUCC). Realiza atendimento em consultório clínico, com atuação voltada para o processo de reeducação alimentar, por meio do qual os pacientes aprendem a se alimentação de forma equilibrada e fracionada. Márcia possui uma empresa, chamada Salutar Alimentos, que produz e comercializa refeições balanceadas e personalizadas para diferentes tipos de dieta.

Nhoque sem glúten (1 prato fundo)

 Ingredientes:

 Para fazer a massa:

– 2 batatas médias (aproximadamente 200g) cozidas

– 1 colher (sobremesa) de biomassa de banana-verde

– 1 colher (sopa) de manteiga sem sal ou azeite de oliva extravirgem

– 1 gema de ovo média

– ½ colher (chá) de curry ou cúrcuma em pó

– 1 colher (café) de sal marinho

– 3 colheres (sopa) de farinha sem glúten: 1 e ½ colher (sopa) de farinha de arroz e 1 e ½ colher (sopa) de polvilho doce

– Quantidade suficiente de farinha sem glúten para polvilhar

– Quantidade suficiente de água para cozinhar

 

Para fazer o molho de tomate

– 1 unidade grande de tomate italiano bem maduro

– 1 colher (café) de alho picado

– 1 colher (sopa) de cebola picada

– 1 colher (chá) de óleo de canola

– ½ colher (café) de sal marinho

– Pimenta do reino a gosto

– Manjericão fresco a gosto

– Orégano a gosto

– Salsinha fresca a gosto

 

Modo de Preparo:

 

Massa:

Cozinhe as batatas. Após o cozimento, descasque e coloque-as em um escorredor até que fiquem bem seca. Em seguida passe-as em um espremedor. Despeje o conteúdo em uma tigela e acrescente a biomassa, a gema e a manteiga (ou azeite), misturando bem. Junte o curry (ou a cúrcuma), o sal e a farinha sem glúten, misturando bem e depois amassando suavemente, até obter uma massa homogênea. Polvilhe a farinha sem glúten em uma pia ou mesa seca e limpa. Separe, aos poucos, a massa do nhoque; faça rolinhos com espessura de 6cm, aproximadamente, e corte em pedaços de 1,5 a 2cm de comprimento. Acrescente, aos poucos, o nhoque em uma panela com água fervente (com um fio de azeite) e deixe cozinhar até que os nhoques subam e flutuem na água e retire com uma escumadeira. Caso fique algum nhoque no fundo, solte-o com o auxílio da escumadeira. Coloque em um prato e reserve.

 

Molho de Tomate:

Após lavar e desinfetar o tomate, pique-o em cubos e bata em um liquidificador. Coe e reserve. Em uma panela, refogue o alho e a cebola com o óleo de canola. Acrescente o tomate e refogue por 3 minutos em fogo baixo. Desligue o fogo e acrescente o sal, a pimenta do reino, manjericão, orégano e salsinha. Acrescente o molho sobre os nhoques e sirva a seguir.

 

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe esse Artigo:

spot_imgspot_img

Últimas Notícias

Artigos Relacionados
Relacionados

Pratos e temperos secretos criarão sensações únicas no 2º Festival Gastronômico da Montanha

Faltam poucas semanas para o início do 2º Festival...

1º Festival Gastronômico Sabores da Praia reunirá os melhores e mais conceituados chefs de Ilhabela

O 1º Festival Gastronômico Sabores da Praia – Edição...

Em dezembro, Sabores de Indaiá pela primeira vez em Indaiatuba

O modelo de Feira Gastronômica de Rua chegou forte no Brasil,...

Projeto Cozinha-Escola forma a primeira turma de gastronomia da parceria entre Ceasa, ISA e PUC-Campinas

Dezessete moradores da região do Parque Shalon receberam seus...
Open chat
Quer anunciar ligue (19) 99318-9811
Redação (19) 99253-6363