Por Rafael Libertini
Desde que o médico sanitarista e clinico geral Tarcisio Rabelo da Silva era subprefeito de Sousas em 2001, já havia necessidade de uma ampliação no Centro de Saúde. A própria população do distrito queria uma ampliação. Tarcisio que tinha como meta disponibilizar saneamento básico á população, já que é sanitarista, escutou o povo e quis ampliar o Centro de Saúde. Infelizmente a ampliação foi tirada da OP (Orçamento Participativo) e até hoje nada foi feito.
“Sousas é uma das regiões que mais cresce e o Centro de Saúde não está acompanhando esse ritmo, o espaço físico está apertado, às vezes temos que dar soro á idosos que estão sentados nas cadeiras da recepção, não tem onde sentar, pra colocar esses pacientes deitados às vezes temos que tirar outro paciente já deitado em outra sala”, disse Tarcisio.
O maior desejo do clinico geral é que seja construído um novo Centro de Saúde, o terreno já existe, é da prefeitura e fica na Vila Santana, é um terreno grande, em uma área boa. “Não é tão longe do Conceição, que junto á Vila Santana são os dois lugares de onde recebemos mais pacientes. A administração poderia fazer uma biblioteca no prédio atual e construir outro lá. A realidade é que Sousas está realmente expandindo e a tendência é expandir mais. Muita gente depende do SUS e do Centro de Saúde, já se passou a gestão da Izalene, é a segunda do Helio e até agora nem sinal dessa ampliação, espero que a equipe técnica da saúde convença a administração central de no mínimo ampliar esse centro, há carência em salas de observação”, destacou Tarcisio.
A equipe de enfermagem, os funcionários e os médicos do Centro de saúde, estão constatando dia a dia que recebem cada vez mais pacientes e a estrutura não está dando conta. Algo do porte de Sousas deveria ser construído, que atenda bem o distrito, segundo Tarcisio, uma construção de no mínimo 1200 m2 seria o ideal, o prédio atual tem em torno de 400m2 de área construída, é pouco para atender toda essa população.
“Não basta um atendimento de qualidade sem um espaço físico de qualidade. Os Centros de Saúde precisam ter um bom espaço físico e bastante médicos. É no Centro que se prevê as doenças da população, evitando assim enfermidades mais graves e idas á Prontos Socorros”, disse Tarcisio.
O aposentado e paciente do Centro de Saúde João Neves, não vê problemas em uma ampliação ou construção de um novo prédio. “Aqui tem muita gente, está aglomerado, deveriam ampliar e melhorar a estrutura, se construírem um novo Centro de Saúde na Vila Santana, espero que seja como este, pois o atendimento é ótimo, não é um atendimento personalizado, pois é bem corrido, mas é muito bom” destacou João. Outro aposentado que frequenta o Centro de Saúde semanalmente, também está satisfeito com o atendimento. “Se for pra atender como atendem aqui, podem construir outro, pois todos atendem bem, até os faxineiros são educados”, disse o aposentado Valter Ferraz que vai ao Centro de Saúde uma vez por semana para fazer acupuntura.
A população precisa colaborar para que aconteça, buscar incentivos, verbas, patrocínios ou lutarem pelos seus direitos e reivindicarem estruturas na área de saúde.