Representantes de três importantes organizações do terceiro setor se reúnem, em Campinas (SP), para a assinatura dos termos de compromisso do Fundo Juntos pela Educação – 1a Edição do Programa Pela Educação em Tempo Integral. As organizações parceiras nesta iniciativa são o Instituto Arcor Brasil, Vitae e o Instituto C&A, com o apoio da Fundação FEAC.
O Fundo Juntos pela Educação é uma frente de apoio a projetos de educação não-formal desenvolvidos por organizações sociais em parceria com escolas públicas, na busca pela promoção de educação de qualidade (em tempo integral), para crianças e adolescentes provenientes de famílias de baixa renda, matriculados em escolas públicas e que vivam em condições de alto risco.
Para assegurar o êxito dessas iniciativas, as ações do Fundo estão concentradas em apoiar projetos implementados por meio da articulação de esforços entre os diferentes espaços de formação (instituições sociais, escolas públicas, famílias e comunidade), permitindo que a criança e o jovem tenham educação o tempo todo, sem a necessidade de estar na escola em período integral.
A criação do Fundo Juntos pela Educação teve suas raízes no Programa de Apoio a Projetos de Educação Complementar para Crianças e Adolescentes, lançado em 1996 pela Vitae, uma das mais respeitadas organizações do terceiro setor no Brasil.
Em agosto de 2004, Vitae uniu-se ao Instituto Arcor Brasil e ao Instituto C&A para criar o Fundo Juntos pela Educação, somando cerca de US$ 1,5 milhão que devem ser aplicados no prazo de quatro anos. O Instituto Arcor Brasil responde pela gestão do mesmo.
Com base na experiência acumulada por Vitae ao longo das seis edições anteriores desse Programa, somada às contribuições oferecidas pelos Institutos C&A e Arcor, o Fundo Juntos pela Educação decidiu que o programa precisava ter uma visão norteadora mais ampla, ou seja, decidiu-se que a partir desta edição o programa seria “rebatizado”. Sua nova denominação é Programa pela Educação em Tempo Integral.
O programa começa a ser implementado a partir deste mês, com foco inicial em dois territórios: Campinas (SP) e João Pessoa (PB). Após a fase preliminar de articulações, negociações e oficina de elaboração de projetos, o comitê técnico do Programa analisou e aprovou quatro projetos em Campinas e cinco em João Pessoa.
No dia 09 de março acontece a assinatura do termo de compromisso para os projetos aprovados em Campinas, são eles:
Promovendo e Compartilhando Descobertas, Talentos e Capacidade – tendo o CECOIA como proponente.
Música para o amanhã – tendo como proponente a APM da Escola Estadual Professor Dr. Paul Charbonneau.
In-forma-ação comunitária: Escolas e PROGEN – tendo o Projeto Gente Nova, PROGEN, como proponente.
Mudando a Rotina para Exercer Cidadania – APM da Escola Estadual São Judas Tadeu como proponente.