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sexta-feira, setembro 20, 2024

Jovens recebem alerta sobre riscos do tabaco

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“Juventude livre do tabaco”. Esse é o tema que a Organização Mundial da Saúde, OMS, escolheu para comemorar o Dia Mundial sem Tabaco de 2008. O objetivo é alertar a sociedade para as estratégias que a indústria do cigarro utiliza para atrair novos consumidores, como embalagens atrativas, sabores diferenciados e o patrocínio de eventos que atraem o público jovem: corridas de carro, esportes radicais e shows de rock, por exemplo.

“O Brasil tem sido líder global no controle do tabaco e sempre foi uma liderança na iniciativa de políticas para avançar neste tema, tais como proibição de publicidade, rótulos de avisos e a proibição de publicações enganosas”, afirmou Douglas Bettcher, diretor da Iniciativa Livre de Tabaco da OMS, no evento do Ministério da Saúde, que iniciou nesta terça-feira (27) a celebração do Dia Mundial Sem Tabaco no Brasil.

Ele apresentou os primeiros resultados da avaliação de capacidade de controle, que está sendo realizado inicialmente no Brasil e deverá se estender para outros países. Os 27 especialistas, que estão há duas semanas no país, disse Bettcher, realçaram a necessidade do aumento dos impostos e preços sobre os produtos relacionados ao tabaco e da criação de leis que estimulem os ambientes livres do tabaco.

O ministro da Saúde, José Gomes Temporão, afirmou o governo está aguardando um momento oportuno para enviar ao Congresso Nacional um projeto de lei que extingue os fumódromos em ambientes públicos e coletivos, além de haver uma conversa com a equipe econômica do governo sobre o aumento de impostos sobre os derivados do tabaco.

“Sabemos que não funcionam as estratégias de se permitir em bares, restaurantes e outros ambientes a existência de espaços reservados para os fumantes. A única maneira de resolver isso é banir o cigarro em ambientes fechados. A proposta do Executivo está pronta para ser enviada ao Congresso”, disse Temporão.

A OMS considera o tabagismo uma doença pediátrica, já que a idade média de iniciação do consumo de cigarros fica em torno dos 15 anos. No Brasil, em 17 municípios estudados, o percentual de estudantes de 12 a 16 anos que já experimentaram cigarros varia, entre meninos, de 53%, em Fortaleza, a 28% em Salvador; e entre meninas, de 54%, em Porto Alegre, a 26% em Salvador (Vigescola – Vigilância de Tabagismo em Escolares).

Agenda

Durante toda a semana, serão desenvolvidas diversas ações no país inteiro para chamar a atenção para a questão do tabagismo. Hoje (27/5), abrindo a semana, o Ministério da Saúde e o Instituto Nacional de Câncer (INCA) apresentam em Brasília as novas imagens de advertência sanitária das embalagens do tabaco. Pela primeira vez, as fotos e mensagens foram produzidas e selecionadas com base em um estudo científico sobre o grau de aversão que as ilustrações alcançam.

O Ministério da Saúde também lança hoje a nova campanha publicitária de combate ao fumo. Sob o conceito Fique esperto, começar a fumar é cair na deles, as peças publicitárias mostram para os jovens os meios que as indústrias usam para atrair novos clientes. A comunicação das peças é feita dentro de uma linguagem direcionada para esse público e ressalta que, apesar de não parecer, a indústria do tabaco precisa do jovem para repor os consumidores antigos que acabam morrendo justamente pelo consumo do produto. Evitar que os jovens caiam nas mãos da indústria, desmascarando seus métodos, é o objetivo da campanha de comunicação.

Além do Ministério da Saúde, a OMS também promoverá uma campanha, cuja tradução para o português é Não caia na rede do cigarro. A OMS pretende que a ação tenha um conceito universal, com apelo global. Por isso, o material gráfico conta com elementos selecionados para isso. Na escolha das cores, por exemplo, predomina o verde – que apela não apenas à pureza atmosférica e ambiental, mas também para o dinamismo do jovem, como em filmes de forte apelo visual, como The Matrix. Já o elemento “rede”, agrega o simbolismo da “armadilha” ao da “internet” – a “rede” que vem sendo usada pela indústria do tabaco para fisgar adolescentes.

As ações nos estados
Nos estados, as secretarias de saúde estaduais e municipais desenvolvem diversas atividades em comemoração ao Dia Mundial sem Tabaco. As ações incluem desde panfletagem de material informativo, oficinas, palestras e tendas de saúde até atividades culturais e troca de cigarros por brindes.

É o caso de Maceió, em Alagoas, onde a Secretaria de Saúde programou para as escolas municipais a troca de cigarros por brindes. A programação, que vai de 26 a 31 de maio, inclui ainda palestras, exibição de vídeos e oficinas para professores e alunos, assim como panfletagem nas ruas e escolas. Entre os temas apresentados nas palestras estão “O jovem como alvo da propaganda e marketing do mercado de tabaco” e “As implicações do uso do tabaco pelo adolescente”.

Na Associação Médica de Minas Gerais, Belo Horizonte, será promovida palestra sobre “Tabagismo no diagnóstico de doenças”, no dia 27 de maio. No município de Betim, em que as atividades vão de 26 a 29 de maio, o programa “Agita Betim” distribui panfletos nas pistas de caminhada. Além disso, os agentes comunitários de saúde, em suas visitas às residências, distribuirão 85 mil panfletos educativos; uma ação em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente oferece mudas de ervas utilizadas com ansiolíticas para usuários dos grupos de controle do tabagismo, entre outras atividades. No estado, os municípios de Guaxupé, Jaboticatubas, Mateus Leme, Florestal, Nova Lima e Patos de Minas também realizarão ações em comemoração à data.

A Coordenação Estadual de Controle do Tabagismo de Rondônia realiza atividades educativas durante toda a última semana de maio, com a colaboração de instituições de saúde e parceiros. Como encerramento, em 30 de maio, com base no tema “Juventude Livre do Tabaco, serão desenvolvidas ações culturais e relacionadas à saúde, na Praça Aluízio Ferreira, Porto Velho.

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