Monteiro Lobato: um nacionalista inconformado
Por Juliana Furtado
Monteiro Lobato foi escritor, desenhista, advogado, fazendeiro, empresário, pai, marido. Teve várias faces. Mas a que mais é conhecida é a de escritor de histórias infantis. No dia criado em sua homenagem, vamos falar um pouco de sua história.
José Bento Renato Monteiro Lobato começou sua carreira de escritor com pequenos contos para os jornais estudantis dos colégios Kennedy e Paulista, que frequentou em Taubaté.
Cursou Direito na Faculdade do Largo São Francisco, em São Paulo, por imposição de seu avô, o Visconde de Tremembé. Seu sonho, por outro lado, era cursar a Faculdade de Belas Artes. Na faculdade dividiu-se entre suas principais paixões: escrever e desenhar. Foi durante este período que entrou em contato com as obras de Nietzsche, filósofo alemão cujo pensamento o guiaria vida a fora.
Com o diploma nas mãos, Lobato voltou a Taubaté. Mas não parou de escrever. Mandava artigos para um jornal de Caçapava, O Combatente. Foi nomeado promotor público, mudou-se para Areias, casou-se com Purezinha e começou a traduzir artigos do Weekly Times para O Estado de S. Paulo. Fez ilustrações e caricaturas para a revista carioca Fon-Fon! e colaborou no jornal Gazeta de Notícias, também do Rio de Janeiro, assim como na Tribuna de Santos.
Com o falecimento do avô, Monteiro Lobato herdou a Fazenda do Buquira e se transferiu com a família para lá. Dedicou-se a lavoura do café, mas não se afastou da literatura. Escreveu um artigo para o jornal O Estado de S. Paulo, denunciando as queimadas no Vale do Paraíba, o artigo chamava-se “Uma velha praga” e teve grande repercussão.
. Um mês depois, redigiu Urupês, no mesmo jornal, criando o Jeca Tatu, seu personagem-símbolo, um caipira preguiçoso e adepto da “lei do menor esforço”.
Esses dois artigos foram reproduzidos em diversos jornais, gerando polêmica de norte a sul do país. Não demorou muito e Lobato, cansado da monotonia do campo, acabou vendendo a fazenda e instalando-se na capital paulista.
Com o dinheiro da venda da fazenda, comprou a nacionalista Revista do Brasil, lançada em janeiro de 1916. Deu, então, vez e voz para novos talentos, que apareciam em suas páginas ao lado de gente famosa.
A revista prosperou e ele formou uma empresa editorial que continuou aberta aos novatos. Tratava os livros como produtos de consumo. Tinha um grande cuidado com a qualidade gráfica e adotou capas coloridas e atraentes.
O empreendimento cresceu e foi seguidamente reestruturado para acompanhar a velocidade dos negócios. Lobato acabaria entregando a direção da Revista do Brasil a Paulo Prado e Sérgio Milliet, para dedicar-se à editora em tempo integral.
Escreveu, nesse período, sua primeira história infantil, A menina do narizinho arrebitado. Com capa e desenhos de Voltolino, famoso ilustrador da época, o livrinho, lançado no Natal de 1920, fez o maior sucesso. Dali nasceram outros episódios, tendo sempre como personagens Dona Benta, Pedrinho, Narizinho, Tia Nastácia e Emília, a boneca de pano. Insatisfeito com as traduções de livros europeus para crianças, ele criou aventuras com figuras bem brasileiras, recuperando costumes da roça e lendas do folclore nacional. Monteiro Lobato também fez questão de transmitir conhecimento e idéias em livros que falam de história, geografia e matemática, tornando-se pioneiro na literatura paradidática – aquela em que se aprende brincando.
Trabalhando a todo vapor, Lobato teve que enfrentar uma série de obstáculos. A conseqüência foi um enorme rombo financeiro e muitas dívidas. Só restou uma alternativa a Lobato: pedir a autofalência, apresentada em julho de 1925. Tempo depois, fundou a Companhia Editora Nacional. Sua produção incluía livros de todos os gêneros.
Personalidade de múltiplos interesses, Lobato esteve presente nos momentos marcantes da história do Brasil. Empenhou seu prestígio e participou de campanhas para colocar o país nos trilhos da modernidade. O que faltava para o Brasil dar o salto para o futuro? Ferro, petróleo e estradas para escoar os produtos. Esse era, para ele, o tripé do progresso.
Mas as idéias e os empreendimentos de Lobato acabaram por ferir altos interesses, especialmente de empresas estrangeiras. Sua audácia culminou com a sua prisão, decretada pelo governo Getúlio Vargas em 1941. Após sua libertação, a perseguição continuou.
Lobato passou a enfrentar uma das fases mais difíceis de sua vida. Perdeu Edgar, o filho mais velho, presenciou o processo de liquidação das companhias que fundou e sofreu com a censura e atmosfera asfixiante da ditadura de Getúlio Vargas.
Em 1945 mudou-se para Buenos Aires, mas não se adaptou a cultura local. Em 1947 regressa ao Brasil e encontra o país sob o governo Dutra. Indignado escreveu Zé Brasil. Os personagens prosseguiam na luta, mas seu criador já estava cansado de tantas batalhas. Monteiro Lobato sofreu dois espasmos cerebrais e, no dia 4 de julho de 1948, veio a falecer.
Monteiro Lobato deixou uma imensa obra para crianças, jovens e adultos, e o exemplo de quem passou a existência sob a marca do inconformismo.