18.9 C
Campinas
sexta-feira, setembro 20, 2024

Começa a Olimpíada Brasileira de Matemática

Data:

Mais de 14 milhões de adolescentes e jovens de todo o país participarão de um importante desafio. É a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) que começa este ano com recorde de participantes – quase quatro milhões de alunos a mais do que em 2005. Considerada o maior projeto educacional do país, a OBMEP 2006 conta com a participação de mais de 32 mil escolas municipais, estaduais e federais em mais de 5 mil cidades brasileiras – 95% de todos os municípios do país. Mais de oitenta mil professores voluntários farão a aplicação e correção das milhões de provas.

Promovida pela Sociedade Brasileira de Matemática (SBM) e pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), e apoiada pelos ministérios da Educação (MEC) e da Ciência e Tecnologia, a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas tem o objetivo de estimular os alunos da rede pública a estudar Matemática, tornar a disciplina mais interessante para os estudantes e incentivar o aperfeiçoamento dos professores.

É fato que o ensino da Matemática no país é precário, e por isso um grande número de estudantes não consegue resolver questões que exigem conhecimento mínimo da disciplina. Porém, a grande surpresa da OBMEP é a descoberta de muitos talentos e a disposição de milhões de alunos em melhorar sua formação matemática. Na sua primeira versão (2005), 30 mil alunos se destacaram, muitos deles superando situações adversas.

Segundo a SBM, a disciplina tem apresentado o pior rendimento em avaliações, como comprovam os resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A formação deficiente dos professores é um sério agravante dessa situação. “O despreparo dos professores e as péssimas condições de trabalho nas escolas faz com que a Matemática ensinada seja desinteressante e deficitária”, analisa a professora Suely Druck.

Na OBMEP todos são vencedores. Além das premiações para os melhores alunos – bolsas do tipo Iniciação Científica Jr., do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e medalhas de ouro, prata e bronze, os professores receberão cursos de capacitação, e as escolas ganharão laboratórios de Computação e Certificados de Mérito Nacional. As cidades que obtiverem maior pontuação no ranking final serão premiadas com quadras de esportes doadas pelo Ministério do Esporte, além de receberem menções honrosas pelo feito.

Na primeira fase, as provas têm duração de 2h30min e são divididas em três níveis, de acordo com o grau de escolaridade do aluno. Para dúvidas, os interessados podem acessar o site www.obmep.org.br ou entrar em contato com o Fala Brasil! no telefone 0800 616161 ou diretamente com a Coordenação Geral da OBMEP: (21) 2529-5084, contato@obmep.org.br.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe esse Artigo:

spot_imgspot_img

Últimas Notícias

Artigos Relacionados
Relacionados

Seis em cada 10 escolas têm regras para uso do celular pelos alunos

Seis em cada dez escolas de ensino fundamental e...

Ceprocamp abre matrículas para cursos de qualificação profissional no dia 15

As matrículas dos cursos de qualificação disponíveis no Centro...

Novo Ensino Médio mudará rotina da comunidade escolar

A aprovação da reforma do ensino médio pela Comissão...

Ceprocamp está com inscrições abertas para o curso Técnico em Química

O Centro de Educação Profissional de Campinas (Ceprocamp) está...
Open chat
Quer anunciar ligue (19) 99318-9811
Redação (19) 99253-6363