Nos próximos dias 09 e 10 de novembro, os corinthianos estão convocados para mais uma boa ação: será realizada a 10ª edição da Campanha Sangue Corinthiano, projeto nacional idealizado e promovido pela Fiel e que tem como objetivo usar a força e união da torcida mais apaixonada do país para mobilizar a população sobre a importância de doar sangue. Com mais de três anos de existência, essa é a maior campanha do Brasil vinculada a um time de futebol.
Nesta edição do “Dia de corinthiano doar sangue”, em parceria com a AMEO (Associação da medula óssea do Estado de São Paulo), a Campanha também realizará o cadastro para doador voluntário de medula óssea. Para o idealizador do projeto, Milton Oliveira, a Fiel torcida é a que tem mais potencial para auxiliar no aumento do número de doadores.
“A chance de encontrar um doador de medula compatível no registro brasileiro é, em média, uma em 100 mil. Acreditar, quando poucos acham possível, está no DNA do corinthiano. Mais do que confiar, podemos ajudar a mudar estes números e incentivar milhares de brasileiros”, afirma Milton.
Para ver a lista atualizada das cidades participantes e os locais onde haverá o cadastro para o banco de medula óssea, acesse:sanguecorinthiano.com.br/onde-doar
Requisitos básicos para doação de sangue:
– Estar em boas condições de saúde;
– Ter entre 16 e 67 anos, menores de 18 anos devem comparecer com responsável legal nos locais de coleta, devidamente identificados para autorizar formalmente a doação a cada comparecimento;
– Maiores de 60 anos não podem realizar a doação pela primeira vez;
– Pesar no mínimo 50kg;
– Estar descansado e não estar em jejum, apenas evitar alimentos gordurosos e, após o almoço, aguardar 4 horas;
– Apresentar documento original com foto emitido por órgão oficial (Carteira de Identidade, Carteira de Trabalho e Previdência Social ou Passaporte) e ter em mãos seu endereço completo, inclusive o CEP.
Não pode doar a pessoa que:
– Estiver com gripe, febre ou infecção;
– For portador de sífilis (cancro), malária (maleita) ou doença de Chagas;
– For alcoolista crônico, ou tenha ingerido bebida alcoólica nas últimas 24 horas;
– Possuir comportamento de risco para doenças sexualmente transmissíveis;
– For ou tenha sido usuário de drogas injetáveis;
– Tenha contraído Hepatite após os 11 anos de idade;
– Tenha feito endoscopia há menos de 6 meses;
– Tenha feito tatuagem ou piercing há menos de 12 meses.
Em novembro, vista a camisa 10 e participe da décima edição da Sangue Corinthiano. Uma torcida que salva vidas. Em Campinas a campanha será nos dias 09 e 10 de novembro, das 7h30 às 15h, no Hemocentro da Unicamp, que fica na Av. Carlos Chaga, 480 – Cidade Universitária “Prof. Zeferino Vaz” – Barão Geraldo. Para mais informações acesse: sanguecorinthiano.com.br.
A importância da doação
O Brasil necessita diariamente de 5.500 bolsas de sangue e, devido à falta, centenas de importantes cirurgias são canceladas. A organização da campanha acredita que a força e a união da imensa torcida corinthiana podem fazer a diferença.
“Estamos cientes de como é difícil conscientizar população para doar sangue. Há mais de três anos trabalhamos para que estes números aumentem a cada edição e hoje já sabemos que temos como fazer isso. Um grande trabalho é desenvolvido pelos organizadores de todo o Brasil, envolvendo os torcedores e sem nenhum outro interesse além de salvar vidas. Assim, convidamos toda Fiel a fazer seu papel na sociedade, vestir o manto sagrado e doar o sangue preto e branco que corre em nossas veias. Juntos, mostraremos que nossa torcida não tem limites, especialmente em ações realizadas por uma causa maior”, diz Rebecca Moreno, organizadora da campanha.




