18.7 C
Campinas
quinta-feira, abril 16, 2026
spot_img

Congresso, STF e Planalto barram anistia ampla e deixa Bolsonaro isolado

Data:

Costura conduzida pelo presidente da Câmara, Hugo Motta, garante derrota do projeto da extrema direita e abre espaço apenas para revisão de penas de réus de menor participação no 8 de janeiro

Por Sandra Venancio – Foto Lula Marques//Agencia Brasil


O projeto de anistia “ampla, geral e irrestrita” que buscava livrar Jair Bolsonaro (PL) da prisão foi sepultado nesta semana após articulação conjunta entre o Congresso, o Supremo Tribunal Federal (STF) e o Planalto. A movimentação, liderada pelo presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), enterrou de vez a possibilidade de perdão ao ex-presidente e redesenhou o debate para tratar apenas dos chamados “bagrinhos”, militantes de base condenados pelos atos golpistas de 8 de janeiro.

>> Siga o canal do Jornal Local no WhatsApp

A manobra central foi derrotar o regime de urgência do projeto do deputado-pastor Sóstenes Cavalcante (PL-RJ), o que impede a votação imediata da anistia.

A decisão política se soma a um argumento jurídico: atropelar o processo logo após a condenação de Bolsonaro a 27 anos de prisão poderia ser interpretado como afronta direta ao STF.

No novo desenho, apenas os réus de menor participação podem ter revisão de regime de pena, sem afetar as condenações da cúpula que arquitetou os ataques.

Em contrapartida, o Centrão negocia a PEC da Blindagem, em versão reduzida, que restabelece a exigência de autorização prévia do Congresso para abertura de processos contra parlamentares, com prazo definido para deliberação.

O saldo político é que Bolsonaro permanece isolado e sem perspectivas de anistia, enquanto sua militância pode obter algum alívio, e o Centrão capitaliza o momento para emplacar ganhos institucionais.

A engenharia política deixa claro o recado das instituições: conter excessos do Supremo sem desmoralizar a Corte e, sobretudo, evitar qualquer gesto que reabilite o ex-presidente. Em resumo, o perdão irrestrito morreu, os “peixes pequenos” podem respirar, mas Bolsonaro segue encarcerado e sem saída política.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe esse Artigo:

spot_img

Últimas Notícias

Artigos Relacionados
Relacionados

Gilmar Mendes aciona PGR contra Alessandro Vieira e crise entre STF e Senado se agrava

Ministro vê abuso de autoridade em atuação de relator...

Megaoperação da PF prende MC Ryan SP e MC Poze por suspeita de lavar R$ 1,6 bilhão

Cantores e influenciadores são alvos de investigação sobre esquema...

Gilmar Mendes chama de “erro histórico” tentativa de CPI de indiciar ministros do STF

Decano da Corte reage a relatório rejeitado no Senado...

CPI do Crime Organizado termina sem relatório após derrota de proposta que pedia indiciamento de ministros do STF

Comissão rejeita parecer de Alessandro Vieira, aponta interferências políticas...
Jornal Local
Política de Privacidade

A Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) já está em vigor no Brasil. Além de definir regras e deveres para quem usa dados pessoais, a LGPD também provê novos direitos para você, titular de dados pessoais.

O Blog Jornalocal tem o compromisso com a transparência, a privacidade e a segurança dos dados de seus clientes durante todo o processo de interação com nosso site.

Os dados cadastrais dos clientes não são divulgados para terceiros, exceto quando necessários para o processo de entrega, para cobrança ou participação em promoções solicitadas pelos clientes. Seus dados pessoais são peça fundamental para que o pedido chegue em segurança na sua casa, de acordo com o prazo de entrega estipulado.

O Blog Jornalocal usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.

Confira nossa política de privacidade: https://jornalocal.com.br/termos/#privacidade