24.9 C
Campinas
sábado, abril 19, 2025

Haddad defende fortalecimento institucional do país para superar desafios globais

Data:

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, destacou a importância do fortalecimento institucional do país e da coordenação entre os órgãos de Estado para garantir a continuidade do projeto nacional e a estabilidade econômica. Durante a cerimônia de celebração dos 60 anos do Banco Central do Brasil (BC), realizada nesta quarta-feira (2/4), Haddad ressaltou que o BC vive um novo momento, após passar “por uma transição complexa e inédita” e enfatizou a relevância de uma visão institucional que ajude a superar a polarização política negativa e construir um projeto de país sustentável e democrático.

Segundo ele, a boa polarização ocorre quando há um debate democrático saudável, enquanto a má polarização impede a formulação de uma agenda de Estado. “A má polarização é quando a tensão entre os polos impede uma agenda de Estado, quando você não consegue construir um projeto de país, que numa democracia vai passar por alternância de poder”, afirmou.

De acordo com o ministro, a responsabilidade de quem está na vida pública é garantir que a passagem de um governo para o outro não coloque a perder o que é essencial para o projeto nacional. “Aquilo que é essencial da continuidade do Brasil enquanto nação, das perspectivas de emancipação do país em termos políticos, em termos econômicos, em termos sociais e, hoje, em termos ambientais”, pontuou.

Superando dificuldades

O ministro elogiou a condução do BC ao longo das últimas seis décadas, mencionando momentos “disruptivos e celebrativos”, como a implementação do Plano Real. “Tem vários bons momentos, vários momentos muito difíceis, mas a instituição soube viver os momentos difíceis também e superar as dificuldades”, lembrou.

Haddad também abordou os desafios globais que impactam a economia e ressaltou que a clareza sobre os pontos de convergência é essencial para o avanço do país. Segundo ele, a divergência de opiniões deve ser usada para fortalecer o debate democrático, com o cidadão sempre tendo a palavra final. Ele destacou que, apesar das incertezas do cenário internacional, é possível construir soluções eficazes para o desenvolvimento econômico e social do Brasil.

Além disso, o ministro enfatizou a necessidade de aperfeiçoamento contínuo, citando propostas para redesenhar instituições como o Banco Central, a Superintendência de Seguros Privados (Susep), a Comissão de Valores Mobiliários (CVM) e o Conselho Monetário Nacional (CMN), para torná-las ainda mais eficazes e mais efetivas na vida nacional. “São boas ideias, de gente que estuda esses assuntos, que observa a experiência internacional, que quer trazer para cá as melhores experiências, adaptando à nossa realidade”, explicou. Nesse sentido, ele elogiou a troca de experiências entre atuais e antigos gestores do BC e a valorização do conhecimento acumulado.

Autonomia

Ao final, o ministro da Fazenda reforçou o compromisso do governo de respeitar a autonomia do Banco Central, ao mesmo tempo em que contribuirá com informações e sugestões para aprimorar sua atuação. “Eu tenho certeza de que você vai contar com um governo que vai respeitar a tua autonomia, mas também vai trazer para cá informações, dados, sugestões que vão engrandecer o trabalho da equipe econômica”, afirmou Fernando Haddad, dirigindo-se ao presidente do BC, Gabriel Galípolo.

A solenidade também contou com a presença de autoridades do governo, ex-presidentes do Banco Central e representantes do setor financeiro, que reforçaram a importância da instituição na estabilidade econômica do Brasil. Durante o evento, foi lançado selo institucional em comemoração aos 60 anos do BC.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe esse Artigo:

spot_imgspot_img

Últimas Notícias

Artigos Relacionados
Relacionados

Ipea indica que inflação desacelerou para todas as faixas de renda em março

Apesar da alta mais acentuada para os alimentos no...

Brasil registra abertura de 1,4 milhão de pequenos negócios no primeiro trimestre do ano

Os três primeiros meses do ano foram de alta...

Preços dos alimentos cairão mais nas próximas semanas, diz ministro

A recente queda global nos preços das commodities (bens primários com...

Comércio cresce 0,5% em fevereiro e atinge maior patamar da história

As vendas no comércio cresceram 0,5% na passagem de...
Open chat
Quer anunciar ligue (19) 99318-9811
Jornal Local
Política de Privacidade

A Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) já está em vigor no Brasil. Além de definir regras e deveres para quem usa dados pessoais, a LGPD também provê novos direitos para você, titular de dados pessoais.

O Blog Jornalocal tem o compromisso com a transparência, a privacidade e a segurança dos dados de seus clientes durante todo o processo de interação com nosso site.

Os dados cadastrais dos clientes não são divulgados para terceiros, exceto quando necessários para o processo de entrega, para cobrança ou participação em promoções solicitadas pelos clientes. Seus dados pessoais são peça fundamental para que o pedido chegue em segurança na sua casa, de acordo com o prazo de entrega estipulado.

O Blog Jornalocal usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.

Confira nossa política de privacidade: https://jornalocal.com.br/termos/#privacidade