18.8 C
Campinas
terça-feira, agosto 5, 2025

Ministério da Saúde desmente boatos sobre vacinação

Data:

E-mails de campanha contra vacina circulam na internet e causam pânico

Marcela Feriani

            Enquanto acontece a 3ª etapa da vacinação contra Influenza A (H1N1), popularmente chamada gripe suína, boatos circulam na internet afirmando que a população não deve tomar a vacina. O Ministério da Saúde já divulgou resposta aos e-mails de campanha contra vacinação e espera que a população se conscientize.

            Uma pesquisa feita pelo órgão mostrou que 13% das pessoas que estão contempladas tem medo de tomar a vacina (confira no quadro abaixo). Foram entrevistadas 1.300 pessoas em 352 cidades de todos os Estados, entre os dias 20 e 24 de fevereiro.

            Segundo o e-mail intitulado “Não tomem a vacina”, a campanha faz parte de um plano das grandes potências mundiais para dizimar parte da população do planeta,  criando a chamada NWO (New World Order – Nova Ordem Mundial). O e-mail afirma que a vacina contém mercúrio e óleo de esqualeno, que são altamente tóxicos.

            Médicos e responsáveis da área de saúde afirmam que a única contra-indicação diz respeito à pessoas que tem alergia a ovo e confirmam que, como toda vacina, é normal que o organismo apresente reações a essas, como febre, dor no corpo e calafrios. Entretanto, os efeitos passam rapidamente e atingem poucas pessoas.

            O Ministério da Saúde afirma que já foram vacinadas aproximadamente 300 milhões de pessoas no mundo todo e não houve nenhum caso que comprovasse as alegações do e-mail.

            Não é a primeira vez que existe pânico e boataria em campanhas de imunização. Em 1904, em uma tentativa de imunização contra a varíola, a população do Rio de Janeiro se rebelou contra lei federal que obrigava as pessoas a se vacinarem. O episódio, conhecido como “Revolta da Vacina”, marcou a história do país. A doença foi erradicada do Brasil em 1973, e em 1980 a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou a varíola extinta.

Teoria Conspiratória

 

            A Nova Ordem Mundial corresponde a uma teoria na qual um grupo poderoso e secreto planeja dominar o mundo, a fim de atingir um governo mundial e único.

A NOM seria um plano de erradicação de todas as religiões e crenças, para que fosse possível unificar a humanidade sob uma “nova ordem”, regida por uma ideologia uniforme, uma moeda única e uma religião universal. O objetivo seria manipular tudo e todos.

CONFIRA AS INFORMAÇÕES QUE CIRCULAM NA INTERNET

E as explicações do Ministério da Saúde

 

1) BOATO: (…) sobre NÃO tomar essa vacina assassina que estão querendo que seja compulsória,  acho que é Tamiflu.

INFORMAÇÃO CORRETA: Tamiflu é o nome do remédio utilizado após a instalação da doença, e não o nome da vacina.

2) BOATO: A vacinação em massa está programada para o início do Outono aí pra vocês.. Aconteça o que acontecer NÃO tome! Ela será tripla. 

INFORMAÇÃO CORRETA: A vacinação está sendo feita em apenas uma etapa. Para crianças que têm entre seis meses e dois anos de idade incompletos (23 meses) será dada meia dose e depois de 21 dias a segunda metade.

3) BOATO: E segundo as pessoas que estão trabalhando arduamente para impedir este genocídio em massa do planeta, ela tem mercúrio e óleo de esqualeno, que são altamente tóxicos. 

INFORMAÇÃO CORRETA: De fato, mercúrio é uma substância tóxica. Segundo o diretor de ensaios clínicos do Instituto Butantã, Alexander Roberto Precioso, contudo, “a quantidade de mercúrio que tem nessa vacina é muito pequena e considerada não prejudicial à saúde das pessoas”. A informação foi dada em entrevista ao Jornal Nacional.

Em relação ao esqualeno, o Ministério da Saúde afirma que a substância não faz mal à saúde. “[O esqualeno] é retirado do fígado do tubarão e assemelhados. Trata-se de um super complemento alimentar, assim como o óleo de fígado de bacalhau e a emulsão de Scott”, disse o ministério em nota enviada ao G1.

4) BOATO: Aqui no Rio o Butantã já comprou a maldita (…) 

INFORMAÇÃO CORRETA: O Instituto Butantã é ligado à Secretaria da Saúde de São Paulo, e não mantém nenhuma instalação no Rio de Janeiro.

5) BOATO: (…) tentativa de assassinato em massa das populações do planeta através de vacinação compulsória (…) 

INFORMAÇÃO CORRETA: No Brasil, assim como em vários outros países, a vacinação é opcional, e ninguém é obrigado a se imunizar.

6) BOATO: (…) a venda de uma vacina que nem testada foi. 

INFORMAÇÃO CORRETA: Segundo o Ministério da Saúde, a nova vacina foi desenvolvida com base na vacina comum contra a gripe. A diferença seria apenas o tipo de vírus.

Fonte: G1. (http://g1.globo.com/)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe esse Artigo:

spot_imgspot_img

Últimas Notícias

Artigos Relacionados
Relacionados

Lentes dentais são a nova onda, mas como ter um visual natural?

Segundo dados da última Pesquisa Nacional de Saúde Bucal...

Governo anuncia novo hospital universitário e libera R$ 170 milhões para municípios mineiros

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, assinou nesta quinta-feira...

SUS passa a oferecer tratamento integral para dermatite atópica

A dermatite atópica – condição dermatológica que acomete principalmente...

Dia Nacional da Adoção: conheça o médico que adotou criança abandonada no Hospital Ouro Verde

Quando uma adoção acontece, identidade e relacionamentos são construídos,...
Jornal Local
Política de Privacidade

A Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) já está em vigor no Brasil. Além de definir regras e deveres para quem usa dados pessoais, a LGPD também provê novos direitos para você, titular de dados pessoais.

O Blog Jornalocal tem o compromisso com a transparência, a privacidade e a segurança dos dados de seus clientes durante todo o processo de interação com nosso site.

Os dados cadastrais dos clientes não são divulgados para terceiros, exceto quando necessários para o processo de entrega, para cobrança ou participação em promoções solicitadas pelos clientes. Seus dados pessoais são peça fundamental para que o pedido chegue em segurança na sua casa, de acordo com o prazo de entrega estipulado.

O Blog Jornalocal usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.

Confira nossa política de privacidade: https://jornalocal.com.br/termos/#privacidade