O público terá acesso a diversas atividades sobre educação ambiental, exposições, jogos ecológicos online, atendimento e orientações sobre saúde, exposição, apresentações culturais e ações práticas e divertidas para as famílias
Produzidas no Viveiro da Jaguatibaia, cerca de 1.500 mudas frutíferas de espécimes nativas da Mata Atlântica, o Bioma original da região, serão distribuídas com orientações sobre o plantio e suas características, incentivando a comunidade a participar ativamente da restauração ambiental e a contribuir diretamente para a preservação do ecossistema da APA Campinas.
O evento conta com a participação do agrônomo José Carlos Perdigão, presidente da Jaguatibaia, e revela de forma simples e objetiva a importância da cobertura florestal na preservação dos corpos d’água. Através de demonstração lúdica, apresenta todo o ciclo hidrológico (formação das nuvens, chuvas, recarga dos lençóis freáticos e como, a partir daí, fontes afloram como nascentes de córregos, ribeirões e rios).A maquete apresenta um cenário com diferentes usos do solo e exemplifica um “lençol freático” e a forma como é alterado seu nível de água com a “chuva” que cai sobre uma mata ou sobre solo exposto, em área desmatada. Trata-se de um recurso pedagógico interativo e estimulante, que pode ser demonstrado para diferentes tipos de público. Além de sua função educativa, a Maquete Dinâmica despertou grande interesse após viralizar nas redes sociais atingindo mais de 9 milhões de visualizações. Essa exposição oferece uma oportunidade valiosa para escolas, alunos e famílias aprenderem sobre o impacto positivo dessas ações e se envolverem na construção de um futuro sustentável.
A tradicional Barqueata e Ecobarreira
A Barqueata é uma ação de limpeza simbólica do Rio Atibaia, realizada pela Associação de Remo de Sousas. A intenção é conscientizar a comunidade que ainda despeja lixo no rio a protegê-lo. Durante a atividade, os resíduos coletados serão expostos de forma educativa na praça, acompanhados de informações sobre seu tempo de decomposição. A Barqueata já retirou do Atibaia, em anos anteriores, sofá, fogão, microcomputador, caixas d’água, quadros, cadeiras, pneu de trator, além de milhares de garrafas Pet, sacos plásticos e isopor. Como o objetivo da ação é simbólico, não visa quantidades, mas sensibilizar a população e estimular sua preservação do Rio que abastece 9 em cada 10 residências de Campinas.
De acordo com Marcelo Tortorelli Moraes, presidente da Associação dos remadores, “é perceptível a redução do lixo jogado no rio nos últimos anos, em razão dessa campanha”. E para reforçar essa mensagem, a OSC Rios Limpos vai instalar uma ecobarreira em um trecho do rio, projetada para reter o lixo flutuante. “Isso permitirá a observação clara da quantidade de resíduos descartados inadequadamente, destacando a necessidade urgente de cuidar e preservar nossos recursos hídricos”, diz Marcelo .
Na praça Beira Rio haverá exposições técnicas de pesquisas científicas da Embrapa Meio Ambiente, trabalhos acadêmicos, Mostra de Agroecologia e um exemplo de negócio sustentável na APA, trazem a ciência e resultados práticos de forma acessível aos participantes
Arte Na Praça
Os participantes poderão personalizar vasos de cerâmica enquanto conhecem mais sobre plantas nativas da Mata Atlântica, bioma original da nossa região. E poderão plantar em seus vasos as mudas fornecidas pelo Viveiro da Jaguatibaia, recebendo orientações práticas sobre cuidados e cultivo, criando uma conexão direta e significativa com a natureza.
Na programação as crianças podem se divertir com os mascotes Peixoto, e seu fiel companheiro, Cascudinho, prometem agitar a garotada com suas performances. Esse ano teremos uma grande novidade com a chegada de uma terceira integrante, Dorinha. Na praça a criançada terá espaço dedicado à leitura de livros infantis em família e contação de estórias num espaço especialmente montado para a criançada. Eles podem explorar sua criatividade e se divertirem; enquanto fortalecem laços com suas famílias. O Reviva-a Diversão não só entretém, mas também inspira amor pela natureza e pela biodiversidade, tornando-se uma experiência inesquecível para toda a família com brincadeiras antigas e muitas atividades ecológicas.
Exposição Agência PCJ
Na Estação da Agência PCJ, o público poderá conhecer de maneira interativa o ciclo das águas nas Bacias PCJ, abrangendo desde Minas Gerais até São Paulo. Através do PCJ Virtual, os visitantes vão embarcar em uma experiência imersiva, navegando pelos rios da região em uma simulação de bote.
Esse passeio de realidade virtual, que parte das nascentes do Rio Piracicaba em Sapucaí-Mirim/MG e termina em Piracicaba/SP, permite acompanhar encontros importantes, como os dos rios Camanducaia e Jaguari, além do Rio Atibaia em Americana, atravessando também represas do Sistema Cantareira. No percurso, o jogador é desafiado a desviar de obstáculos e acumular recompensas, tornando a jornada informativa e divertida.
Outro destaque é a Realidade Aumentada PCJ, que possibilita ao público ver em detalhes a interação dos elementos de uma bacia hidrográfica nas palmas das mãos. Essa tecnologia mostra o impacto da água em áreas urbanas, rurais e industriais, reforçando a mensagem: “Cuidar da água está em suas mãos” e incentivando a preservação do recurso.
Florestas em chamas
Com foco em sensibilizar sobre os riscos ambientais que já impactam nossas vidas, como queimadas, enchentes e crises hídricas, a Estação Alerta Reviva 2024 trará reflexão sobre os efeitos das queimadas no meio ambiente, mostrando e convidando para reflexão sobre o impacto real e devastador desse problema, que destrói florestas, ameaça a biodiversidade e compromete a saúde de toda a comunidade.
Essa conscientização visa engajar os participantes, principalmente os jovens, para que possam se tornar agentes de mudança. A Estação Alerta Reviva é, portanto, uma oportunidade para sensibilizar e provocar ações imediatas em defesa da natureza, destacando a importância de atitudes responsáveis para garantir a preservação das futuras gerações.
Em 2024 o Reviva o Rio Atibaia firmou uma parceria inédita com o Museu da Diversidade Biológica da Unicamp, que abriga um acervo com cerca milhares de espécimes animais e de plantas, utilizados para diferentes tipos de pesquisas e estudos. Assim o Reviva terá uma exposição de animais taxidermizados que ocorrem na Area de Proteção Ambiental de Campinas para que a população possa conhecer e assim entender a importância da preservação.
A Brigada Cachorro no Mato é uma iniciativa popular contra incêndios florestais que atua na cidade de Campinas e região, estará presente no Reviva trazendo mais informações sobre os prejuízos das queimadas para todos. Fundada em 2020, a brigada surgiu da revolta de uma de suas integrantes em relação às devastadoras queimadas no Pantanal, motivando-a a se unir a outros membros da @proesp_campinas em busca de soluções efetivas para proteger o meio ambiente, sob a orientação de uma experiente bombeira responsável pelos treinamentos.