15.9 C
Campinas
terça-feira, novembro 11, 2025
spot_img

Senado dos EUA derruba tarifas contra o Brasil e reabre diálogo comercial com Lula

Data:

Projeto aprovado em Washington também revoga decreto de emergência de Trump e sinaliza retomada de relações econômicas bilaterais

Por Sandra Venancio

O Senado dos Estados Unidos aprovou nesta terça-feira (28) um projeto de lei que revoga as tarifas impostas pelo governo de Donald Trump sobre produtos brasileiros e anula o estado de emergência nacional decretado em julho, motivado pela investigação da Justiça brasileira contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). A medida, apresentada pelo senador democrata Tim Kaine, é vista como o primeiro gesto concreto de reaproximação entre Washington e Brasília após anos de tensão comercial e diplomática.

>> Siga o canal do Jornal Local no WhatsApp

Segundo Kaine, o projeto — que ainda precisa passar pela Câmara dos Representantes — tem o objetivo de “corrigir distorções criadas por políticas econômicas punitivas” e demonstrar a “insatisfação com o isolamento econômico imposto por Trump”. Caso seja aprovado, o texto derrubará tarifas que chegam a 50% sobre produtos brasileiros, incluindo café, petróleo e suco de laranja.

O encontro marca a primeira rodada formal após a reunião entre Luiz Inácio Lula da Silva e Donald Trump, realizada no domingo (26), durante o fórum econômico asiático. Foto Daniel Torok/Fotos publicas

Embora a aprovação na Câmara seja considerada improvável, o movimento no Senado norte-americano ocorre em sintonia com a retomada das negociações bilaterais entre os dois países, iniciadas nesta segunda-feira (27), em Kuala Lumpur, na Malásia. O encontro marca a primeira rodada formal após a reunião entre Luiz Inácio Lula da Silva e Donald Trump, realizada no domingo (26), durante o fórum econômico asiático.

Reaproximação e pragmatismo

A reunião em Kuala Lumpur contou, pelo lado brasileiro, com o chanceler Mauro Vieira, o secretário-executivo do Ministério da Indústria e Comércio, Márcio Rosa, e o assessor presidencial Audo Faleiro. Representando os Estados Unidos, participaram o representante comercial Jamieson Greer e o secretário do Tesouro, Scott Bessent.

De acordo com o Itamaraty, o encontro serviu para definir um cronograma de trabalho técnico, com vistas à redução gradual ou à suspensão temporária das tarifas.
“O objetivo é avançar rapidamente para um acordo que reduza ou elimine as barreiras impostas nos últimos anos”, afirmou Mauro Vieira, acrescentando que Lula está “disposto a discutir todos os setores e áreas de comércio bilateral, incluindo minerais críticos e terras raras”.

O chanceler também declarou que o Brasil solicitará suspensão provisória das tarifas enquanto as negociações progridem. “Esperamos, em poucas semanas, concluir um processo que traga benefícios concretos para o povo brasileiro e para as exportações nacionais”, disse Vieira.

Diálogo em tom diplomático

Após o encontro, Lula expressou otimismo com a retomada do diálogo e destacou o caráter histórico da aproximação.

Trump, por sua vez, também adotou um tom conciliador. “Tivemos uma ótima reunião. Eles gostariam de fechar um acordo. No momento, pagam 50% de tarifa. Vamos ver o que acontece”, disse o republicano, em entrevista a bordo do Air Force One, durante o voo de retorno aos EUA.

Próxima etapa: Washington

As delegações concordaram que a segunda rodada de negociações será realizada em Washington, possivelmente na primeira semana de novembro. A missão brasileira deve ser liderada pelos ministros Fernando Haddad (Fazenda), Geraldo Alckmin (Indústria e Comércio) e o próprio Mauro Vieira.

A Casa Branca publicou, em suas redes sociais, um resumo do encontro e destacou a fala de Trump sobre Lula:

R

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe esse Artigo:

spot_img

Últimas Notícias

Artigos Relacionados
Relacionados

Encontro do PL Mulher em Londrina transforma culto religioso em palanque político; show e delírios

Michelle Bolsonaro prega “submissão saudável” e radicaliza discurso religioso...

Cúpula do Clima em Belém reforça apelo global por transição justa e financiamento climático

Segundo e último dia do encontro prepara terreno político...

“Ex-ministros da Justiça pedem que Lula assuma o comando da segurança pública após massacre no Rio”

Cinco ex-ministros da Justiça cobram do presidente uma resposta...
Jornal Local
Política de Privacidade

A Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) já está em vigor no Brasil. Além de definir regras e deveres para quem usa dados pessoais, a LGPD também provê novos direitos para você, titular de dados pessoais.

O Blog Jornalocal tem o compromisso com a transparência, a privacidade e a segurança dos dados de seus clientes durante todo o processo de interação com nosso site.

Os dados cadastrais dos clientes não são divulgados para terceiros, exceto quando necessários para o processo de entrega, para cobrança ou participação em promoções solicitadas pelos clientes. Seus dados pessoais são peça fundamental para que o pedido chegue em segurança na sua casa, de acordo com o prazo de entrega estipulado.

O Blog Jornalocal usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.

Confira nossa política de privacidade: https://jornalocal.com.br/termos/#privacidade