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segunda-feira, julho 7, 2025

É iniciada a terceira etapa do Pró-Vicinais em 14 municípios da região de Campinas

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R$ 66 milhões é o valor que será investido para recuperar 144 quilômetros de estradas municipais; as notas de serviço já foram liberadas

As obras da terceira etapa do Programa de Recuperação de Estradas Municipais “Pró-Vicinais” começam na região de Campinas. Os investimentos chegam a R$ 66 milhões para 144 quilômetros em estradas municipais de 14 cidades da região.

As notas de serviço, documentos que dão aval para as empresas iniciarem as obras, já foram liberadas. Nesta etapa, as cidades beneficiadas da região são Itupeva, Bom Jesus dos Perdões, Socorro, Campo Limpo Paulista, Jundiaí, Várzea Paulista, Morungaba, Tuiuti, Monte Alegre do Sul, Serra Negra, Nazaré Paulista, Piracaia, Moji-Mirim e Pedra Bela.

“A importância do programa Pró-Vicinais é incentivar a comunicação regional e intermunicipal, ampliando e melhorando as relações econômicas e sociais locais”, afirma Mauro Arce, secretário estadual dos Transportes.

Programa

Desde 2007, quando foi lançado o programa Pró-Vicinais, o Governo do Estado já investiu R$ 51,3 milhões na região de Campinas para recuperação de mais de 228 quilômetros de estradas, incluindo a primeira e a segunda. Somada à terceira fase, a região de Campinas receberá investimentos de R$ 117 milhões para melhorias de quase 372 quilômetros de pista.

Em todo o Estado, com as três fases do programa, o Governo do Estado irá recuperar mais de 600 estradas, numa extensão de 7,7 mil quilômetros e um investimento de R$ 2,2 bilhões. Até o final de 2010, a intenção é recuperar os 12 mil quilômetros de estradas vicinais pavimentadas no Estado.

Benefícios

O Programa Pró-Vicinais beneficiará milhões de pessoas que circulam pelo Estado, melhorando a acessibilidade e segurança dos núcleos rurais aos serviços de saúde, educação e lazer. Com as estradas em boas condições, haverá redução de tempo e custos de viagem, queda no número de acidentes, além de incentivar a economia e facilitar o escoamento da produção das cidades paulistas, promovendo, assim, a plena integração do sistema rodoviário estadual.

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