O ritual da cachaça com ervas que “promete” fechar o corpo contra mau-olhado e algumas doenças foi realizado nesta-quarta-feira, (22/02) pelos organizadores do evento que acontece em Barão Geraldo há 20 anos.
A cachaça, que será servida gratuitamente no dia 7 de abril, foi misturada com sete ervas e lacrada num barril de carvalho que só poderá ser aberto daqui há 45 dias, na Sexta-feira Santa.
Contexto
Barão Geraldo já começa a se preparar para mais uma edição da tradicional Festa do Fecha Corpo, que ocorre anualmente no Distrito. A festa acontecerá no dia 7 de abril, Sexta-feira Santa, mas os preparativos já começam nesta Quarta-feira de Cinzas, dia 22 de fevereiro.
A festa, que já é tradição no distrito, consiste em tomar uma cachaça especial elaborada com sete ervas, considerada um “santo remédio” para “fechar o corpo” contra mau-olhado, inveja e doenças. A cachaça é servida gratuitamente a partir das 10h no dia 7 de abril, acompanhada de lanches com patê de sardinha.
A mistura da cachaça foi feita hoje, Quarta-feira de Cinzas, e passará todo o período de Quaresma descansando num barril de carvalho, lacrado e amarrado com sete nós de barbante.
A Festa do Fecha Corpo foi inspirada em evento do mesmo nome que acontece em Monte Alegre do Sul. Foi trazida para Barão Geraldo por um antigo morador, Antonio Scavassa, já falecido. A primeira festa contou com apenas 1,5 litro de cachaça, mas desde então não parou de crescer. Agora, na 19ª edição, serão distribuídos gratuitamente 100 litros da cachaça. Este será o primeiro grande evento pós-pandemia e espera-se um público aproximado de 3 mil pessoas.
O evento será realizado no Bar Toca do Tatu, na Rua Ângelo Vicentin, 598, Centro, Distrito de Barão Geraldo, Campinas, em frente ao Salão Paroquial Santa Isabel. A festa começa às 10h e vai até às 17h.
“A Festa do Fecha Corpo é um evento importante para a cidade de Barão Geraldo e para aqueles que buscam a tradição e a cultura popular. Todos estão convidados a participar”, afirma Edenilson Constante Grilo, da Comissão Organizadora do evento