17.9 C
Campinas
sexta-feira, junho 27, 2025

Saúde confirma nova morte por dengue em Campinas

Data:

A Secretaria Municipal de Saúde confirmou nesta quarta-feira, 21 de junho, a segunda morte por dengue de 2023 em Campinas. A vítima é uma mulher de 67 anos, que morreu em 15 de junho em um hospital público da cidade. Ela era moradora da área de abrangência do Centro de Saúde Vista Alegre, região Sudoeste de Campinas. O primeiro óbito causado pela doença aconteceu em março.  

Como em todas as situações de casos confirmados da doença, as medidas preconizadas foram desencadeadas na região do Vista Alegre. Foram realizados controle de criadouros, busca ativa de pessoas com sintomas e nebulização. 

Entre o início deste ano e 21 de junho foram confirmados 8.982 casos de dengue. Em 12 de abril, a Saúde divulgou que a cidade está em epidemia da doença. 

De acordo com o articulador do Núcleo de Arboviroses, Zoonoses e Determinantes Ambientais de Departamento de Vigilância em Saúde (Devisa), Fausto de Almeida Marinho Neto, a sazonalidade da dengue é definida e os meses de maior incidência de casos são março, abril e maio. “Isso acontece devido às altas temperaturas e chuvas frequentes, que influenciam diretamente no ciclo do mosquito transmissor, o Aedes aegypti. Com a chegada das frentes frias e diminuição das temperaturas, no período de inverno, ocorre a diminuição progressiva dos casos de dengue em razão da menor atividade do mosquito e, consequentemente, menor transmissão dessa arbovirose”, explicou.  

Marinho Neto reforça que apesar de ser esperada grande queda no número de casos de dengue nos próximos meses, os cuidados com o controle de criadouros não podem parar. “Apenas 10 minutinhos por semana ajudam na prevenção e controle da dengue. Basta checar os ambientes onde possa ter acúmulo de água parada.” 

Sintomas

As pessoas que apresentarem febre associada a dores de cabeça e/ou no corpo e/ou atrás dos olhos, além de manchas vermelhas, vômitos ou dor abdominal, devem procurar o serviço de saúde para avaliação e seguir as recomendações médicas porque pode ser dengue.

Atenção constante

A luta contra as arboviroses exige uma contrapartida de toda a sociedade. A Prefeitura mantém um programa de controle e prevenção da doença. Mas cada cidadão precisa fazer a sua parte, destinando corretamente os resíduos e evitando criadouros. Levantamento do Departamento de Vigilância em Saúde (Devisa) aponta que 80% dos criadouros estão dentro das casas. 

O trabalho realizado pela Prefeitura é ininterrupto. Apenas em 2023 foram visitados 435.120 imóveis para orientação e retirada de criadouros. Outros 67.299 foram nebulizados.  

A Prefeitura de Campinas mantém ações ininterruptas de combate e prevenção à dengue no município, com eliminação de criadouros, ações educativas e de mobilização da sociedade e organização e limpeza da cidade. No entanto, é preciso contrapartida da sociedade. As pessoas precisam eliminar criadouros – tudo o que possa acumular água – e dar a destinação correta ao lixo. A melhor forma de combate a dengue é não deixar o mosquito se proliferar.

Entre as medidas para evitar a reprodução do inseto, estão evitar acúmulo de água, latas, pneus e outros objetos. Os vasos de plantas devem ter a água trocada a cada dois dias. É importante, também, vedar a caixa d’água. Os vasos sanitários que não estão sendo usados devem ficar fechados.

Comitê

Em 2015, a Prefeitura de Campinas criou o Comitê de Prevenção e Controle das Arboviroses, que a partir deste mês passou a se chamar Comitê de Prevenção e Controle das Arboviroses e Zoonoses. 

O grupo conta com 14 secretarias municipais: de Governo; Saúde; Educação; Serviços Públicos; Verde, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável; Gestão e Desenvolvimento de Pessoas; Administração; Comunicação; Trabalho e Renda; Esportes e Lazer; Cultura e Turismo; Habitação; Relações Institucionais, e Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos. Também participam a Defesa Civil, o Serviço 156, a Rede Mário Gatti e a Sanasa. 

No comitê é discutida a situação epidemiológica da cidade e, a partir disso, são desencadeadas as ações intersetoriais. 

Mais informações

O hotsite https://dengue.campinas.sp.gov.br traz mais informações e mostra como colaborar no combate ao Aedes aegypti.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe esse Artigo:

spot_imgspot_img

Últimas Notícias

Artigos Relacionados
Relacionados

Servidores públicos de São Paulo promovem protesto contra privatizações nesta sexta-feira (27)

Os servidores públicos do estado de São Paulo realizam...

Pagamento da taxa de inscrição do Enem vai até sexta (27)

O prazo para o pagamento da taxa de inscrição...

Defesa Civil Nacional reconhece emergência de 11 municípios do RS

A Defesa Civil Nacional reconheceu a situação de emergência...

Temperatura cai no Rio, com ventania e mar de ressaca

O Sistema Alerta Rio prevê mudança no tempo para...
Jornal Local
Política de Privacidade

A Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) já está em vigor no Brasil. Além de definir regras e deveres para quem usa dados pessoais, a LGPD também provê novos direitos para você, titular de dados pessoais.

O Blog Jornalocal tem o compromisso com a transparência, a privacidade e a segurança dos dados de seus clientes durante todo o processo de interação com nosso site.

Os dados cadastrais dos clientes não são divulgados para terceiros, exceto quando necessários para o processo de entrega, para cobrança ou participação em promoções solicitadas pelos clientes. Seus dados pessoais são peça fundamental para que o pedido chegue em segurança na sua casa, de acordo com o prazo de entrega estipulado.

O Blog Jornalocal usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.

Confira nossa política de privacidade: https://jornalocal.com.br/termos/#privacidade