23.9 C
Campinas
domingo, dezembro 28, 2025
spot_img

Conserto com Agnaldo Rayol abre comemorações do Natal na Avenida Paulista

Data:

Principal vitrine do Natal na cidade, a Av. Paulista dá o ponta pé inicial das comemorações deste ano com a força e a tradição da música clássica e o início dos Concertos de Natal PanAmericano, série de apresentações gratuitas comandadas pelo Maestro Renato Misiuk e o Allegro Coral e Orquestra. O concerto inaugural terá o reforço do cantor Agnaldo Rayol, em uma rara apresentação ao ar livre. Agnaldo interpretará alguns sucessos como “Romaria”, de Renato Teixeira, “Carinhoso”, de Pixinguinha, além de “The Prayer” e “New York, New York”, que fizeram sucesso nas interpretações de Sinatra e Bocelli. O primeiro concerto contará com a participação ainda de Julianne Daud e Lorenzo Martin. No repertório, árias de óperas italianas e canções natalinas.

 

O evento é promovido pelo Banco PanAmericano (financeira do Grupo Silvio Santos) e acontece todas as sextas-feiras, de 27/11 a 18/12, ao meio-dia (12 horas), na Av. Paulista, 2240, esquina com a Rua Haddock Lobo. A programação inclui ainda dois Concertos extras, um no dia 18/12, às 19h, e outro no dia 24/12, às 12h. “O clima natalino já está tomando conta da cidade, com casas, ruas e prédios decorados. No entanto, o clima não fica completo sem música. Com o início dos Concertos de Natal PanAmericano, o tom do natal vai tomar conta da Av. Paulista”, afirma Rafael Palladino, diretor-superintendente do Banco PanAmericano. A instituição construiu uma concha acústica em sua sede voltada para a avenida especialmente para o evento. “Os concertos já viraram tradição na Av. Paulista. A cada ano, renovamos nossas atrações, sem deixar de lado a tradição que o período natalino pede”, completa Rafael Palladino.
A coordenação musical e a regência ficam a cargo do maestro, Renato Misiuk. “Nem sempre o dia a dia deixa espaço para a apreciação de uma boa música, ainda mais a clássica. Os concertos são uma ótima oportunidade para audição e em um lugar privilegiado: a Av. Paulista”, afirma. “Para a ocasião, selecionamos cantores e grupos líricos renomados e preparamos um programa eclético, tendo como base trechos de óperas e outras peças clássicas, mas com espaço para canções brasileiras, standards americanos, temas de filmes e musicais, além, é claro, de músicas natalinas”, explica o maestro.
As apresentações, com cerca de 1 hora de duração, contam com a participação de solistas e outros grupos musicais, chegando a reunir mais de 20 artistas. Os próximos concertos contarão ainda com a participação dos Três Tenores Brasileiros (Nino Valsani, Armando Valsani e Francisco Romanelli); Jorge Durian, Marcello Vannucci, Rubens Medina, Leonardo Neiva, Gabriela Pace, Edna D’Oliveira, Adriana Clis, Bibba Chuqui, Vanessa Jackson, Natália Áurea, Lilian Brito, além de uma grande apresentação de Gaita de Foles.

 

AS ATRAÇÕES

 

Allegro Coral e Orquestra – Nos seus 12 anos de existência trazendo aos palcos concertos sob a direção do Maestro Renato Misiuk, o grupo possui 5 CDs gravados, entre eles, um produzido em homenagem ao Cardeal  Dom Claudio Hummes, prefeito da Congregação para o Clero em Roma. De formação erudita, o grupo tem a proposta de trazer ao público versões atualizadas de clássicos. O Allegro Coral e Orquestra já acompanhou diversos artistas renomados como Jair Rodrigues, Tom Zé, Agnaldo Rayol e Toni Garrido e fez diversas apresentações, entre elas, este ano na Sala São Paulo, onde em outubro foi a orquestra que  apresentou a premiação  do Prêmio Bravo Prime de Cultura. Na área social, o Allegro tem proposta de apoiar projetos através da musica erudita, e realizou este ano trabalhos com o Instituto Cidadania Brasil, Afavitam, Fundação Dorina Nowill, participou da Premiação do Concurso “Causos do ECA” (Estatuto da Criança e do Adolecente) e participará em 2010 de projetos do Instituto Acorde, que tem objetivo de oferecer bolsas de estudo e formar músicos de orquestra que não tenham  acesso a aulas de instrumento.

 

Maestro Renato Misiuk – De família formada por músicos, é o fundador do Allegro Coral e Orquestra. Integrou a Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo por 16 anos como instrumentista, e em 1994 e 1998, recebeu o Prêmio Jovens Solistas da OSESP, na qualidade de trompetista. Bacharelou-se em Regência, após experiência como instrumentista em diversas orquestras do Brasil, dedicando-se desde então ao trabalho de música coral para concertos e cerimônias. Renato promove pelo 11° ano consecutivo a série de Concertos “Musica na Paulista” promovido pelo Banco PanAmericano. Dirigiu o Allegro Coral e Orquestra em show com Toni Garrido em evento de Estatuto da Criança e do Adolecente na Salão São Paulo, mesmo local em que acompanhou Tom Zé, Jair Rodrigues e Andrea Dias durante o Prêmio Bravo Prime de Cultura 2009. Também realizou Concerto ao lado do Maestro João Carlos Martins em homenagem ao bicentenário de Luis Braile, dentro da programação do ano da França no Brasil. Paralelamente, vem desenvolvendo projetos sociais com o Instituto Acorde, voltado à divulgação da musica erudita para jovens carentes e suas comunidades.

 

Julianne Daud – A cantora Julianne Daud iniciou seus estudos aos 19 anos no Brasil com a professora romena Marga Nicolai. Em 1993, Julianne transferiu-se para a Europa onde estudou com o Maestro Daniel Ferro e a cantora Marguerita Rinaldino no “Spoleto Opera Center” (Italia) e com o célebre tenor Carlo Bergonzi na Accademia Verdiana de Busseto nos anos de 1994/1995. Em 1996, de volta ao Brasil, Julianne foi escolhida para participar do famoso espetáculo musical “Master Class” de Terrence Mac’Nally. Em 1999, venceu o prêmio extraordinário do Concurso de Canto Maria Callas conquistando o direito de representar o Brasil no Concurso Internacional de Canto de Bilbao (Espanha). Nos últimos três anos, Julianne dedicou-se a recitais. Em 2001, Julianne participou do elenco do espetáculo musical “O Beijo da Mulher Aranha”.

 

Lorenzo Martin – Iniciou seus estudos no curso de Artes Cênicas em 1996 na Fundação das Artes de São Caetano do Sul. Estudou dança de salão no centro de dança Jaime Aroxâ. Em 1999, concluiu profissionalmente seus estudos e dedicou-se ao canto, música e dança. Em 2001, ingressou na PUC-SP no curso de comunicação e artes do corpo. Cursou Canto Erudito no Conservatório de Música de São Caetano do Sul. Cursou ainda Sapateado americano. Atuou na novela Dance Dance da TV Bandeirantes e da minissérie Maysa, da TV Globo.

 

Agnaldo Rayol – O cantor completou 50 anos de carreira artística. O marco da primeira apresentação profissional foi em São Paulo em 12 de outubro de 1957. Hoje, com mais de 49 discos gravados, o cantor já garantiu seu lugar na música brasileira. Agnaldo viveu os tempos de glória nos anos 50. Na década de 60, apareceu como uma das atrações da edição de estréia do programa Jovem Guarda. Nos anos seguintes não foi diferente. Agnaldo Rayol gravou sucessos como “A Praia”, “Mente-me” e “O Velho e o Novo”. Foi estrela de cinema. Protagonizou “Agnaldo – Perigo à Vista” em 1969 e continuou com seu seleto repertório romântico. Fez inúmeros programas de TV, como o “Côrte Rayol Show”, ao lado de Renato Corte Real, na TV Record de São Paulo. Mais tarde na mesma emissora, teve seu programa solo “Agnaldo Rayol Show”. Nos anos 80, comandou por 8 anos o grande sucesso “Festa Baile”, programa produzido pela TV Cultura de São Paulo.

 

Em 1981, no Uruguai, ganhou o “Festival Internacional da Canção”, onde participaram cantores de todo o mundo. Agnaldo Rayol cantou também na Argentina, México, Estados Unidos, Portugal, Itália, entre outros países. A voz poderosa que cantou “Mia Gioconda” com versos em italiano, na trilha sonora da novela “O Rei do Gado”.  Com o sucesso, ele voltou a gravar após três anos. O resultado é “Todo o Sentimento”. As doze músicas do disco foram tiradas da nata do repertório romântico de todos os tempos. A faixa “Serenata do Adeus” (com participação especial de Hebe Camargo) recebeu o prêmio Sharp como “melhor arranjo”, assinado por Eduardo Souto Neto.

 

No ano seguinte, em 1998, é lançado o CD “Agnaldo Rayol”. As músicas desse CD são clássicos românticos que permitiram a Agnaldo mostrar todo seu potencial interpretativo. O repertório, selecionado por ele e pelo produtor José Milton, passa por bolero, fado, entre outros ritmos, acompanhados por uma orquestra de mais de 60 músicos, quase todo acústico. Com este trabalho, Agnaldo recebeu o prêmio Sharp de “melhor cantor de música popular”.

 

Em 1999, Rayol, filho de uma italiana, fez questão de homenagear a terra natal dela. É lançado o CD “Tormento d’Amore”. O repertório, todo em italiano, trouxe sucessos como “Santa Lucia”, “Nel Blu Dipinto di Blu” e a grande explosão “Tormento d’Amore”, tema de abertura da novela “Terra Nostra” e gravada em Londres com a “London Studio Orchestra” em dueto com a soprano Charlotte Church. No final do ano 2000, Agnaldo lançou outro trabalho com o título “Agnaldo Rayol”, que trouxe as canções natalinas “Silent Night” e “White Christmas”, mais nove clássicos americanos e ingleses (entre eles “New York New York”, “Memory” e “Bridge Over Troubled Water”) e uma música inédita, “Wintertime’, do compositor Fábio Guimarães. Atualmente, o cantor dedica-se a realizar shows no Brasil e no exterior, divulgando e levando seu trabalho a todos aqueles que possuem admiração pelo o que há de melhor na música romântica.

 


SERVIÇO
 
CONCERTOS DE NATAL PANAMERICANO

QUANDO: Sextas, a partir de 27 de novembro até 18 de dezembro

               Sessões extras dias 18/12, às 19h, e 24/12, às 12h.

ONDE: Av. Paulista, 2240, esquina com a Rua Haddock Lobo (Metrô Consolação)

HORÁRIO: 12 horas (meio-dia)

DURAÇÃO: 60 minutos

GRÁTIS

6207816

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe esse Artigo:

spot_img

Últimas Notícias

Artigos Relacionados
Relacionados

June e John se reapaixonam pela vida no trailer do novo filme de Luc Besson

A Diamond Films acaba de revelar o trailer oficial...

“Dueto em (Des)Concerto” chega a Sala dos Toninhos nesta sexta-feira, 31/01

O espetáculo com a Trupe PédiPassagem, que já passou...

Roda de samba com protagonismo feminino chega a Campinas nos dias 28 e 30 de setembro

Nesta semana, na quinta-feira, 28 de setembro, e no...

Orquesta Anelo encerra mês da Música e Meio Ambiente com apresentação gratuita em Campinas, dia 30

A Orquestra Anelo faz apresentação especial e gratuita no...
Jornal Local
Política de Privacidade

A Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) já está em vigor no Brasil. Além de definir regras e deveres para quem usa dados pessoais, a LGPD também provê novos direitos para você, titular de dados pessoais.

O Blog Jornalocal tem o compromisso com a transparência, a privacidade e a segurança dos dados de seus clientes durante todo o processo de interação com nosso site.

Os dados cadastrais dos clientes não são divulgados para terceiros, exceto quando necessários para o processo de entrega, para cobrança ou participação em promoções solicitadas pelos clientes. Seus dados pessoais são peça fundamental para que o pedido chegue em segurança na sua casa, de acordo com o prazo de entrega estipulado.

O Blog Jornalocal usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.

Confira nossa política de privacidade: https://jornalocal.com.br/termos/#privacidade