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SP 332: a partir da zero hora de quarta-feira, dia 23 de dezembro, terá início a operação das praças de pedágio

Data:

Após a conclusão do Programa Intensivo Inicial (PII), a Concessionária Rota das Bandeiras está autorizada a iniciar a cobrança de pedágio das praças instaladas na Rodovia Gal. Milton Tavares de Souza, a partir da zero hora da próxima quarta-feira, dia 23 de dezembro de 2009.

No mesmo dia também terá início a operação da praça de pedágio “Paulínia B” localizada no retorno do Km 132,55. A tarifa será de R$ 7,30 e o usuário pagará em um único sentido. Os usuários que pagarem a tarifa nessa praça não pagarão na praça do Km 135,5 e vice versa. Ou seja, no trecho entre os municípios de Paulínia e Cosmópolis a cobrança na SP 332 é feita em apenas uma praça de pedágio.

A SP 332 integra o Corredor D. Pedro I, licitado em 29 de outubro de 2008. A licitação adotou como critério de escolha a empresa que ofereceu a menor proposta tarifária e garantia de investimentos de 2,2 bilhões de reais em obras rodoviárias previstas para o Corredor. Também serão investidos 3 bilhões de reais em serviços operacionais que incluem o Serviço de Atendimento ao Usuário (socorro médico e mecânico) e o Centro de Controle Operacional (monitoramento por câmeras, inspeção de tráfego, etc.).

Nos seis primeiros meses de concessão o Corredor D. Pedro I já recebeu investimentos da ordem de 53,2 milhões de reais.

 

 

 

O pedágio é o principal recurso para ampliar e modernizar a malha concedida do Estado de São Paulo, o que inclui obras, serviços e manutenção. Segundo o ranking elaborado pela Confederação Nacional dos Transportes as rodovias paulistas sob concessão estão entre as melhores do país.

 

 

Corredor D. Pedro I

 

Entre as obras viabilizadas pelo Programa de Concessões Rodoviárias do Governo do Estado de São Paulo no Corredor D. Pedro I, destacam-se:

 

  • prolongamento do anel viário de Campinas até a Rodovia dos Bandeirantes e o Aeroporto de Viracopos;
  • duplicação da SP 360 entre os municípios de Jundiaí e Itatiba;
  • duplicação da SP 332 entre os municípios Engenheiro Coelho e Conchal;
  • implantação da via perimetral de Itatiba.

 

No total a concessão do Corredor D. Pedro I garante as seguintes obras:

 

  • duplicação de 41 quilômetros de rodovias;
  • construção de 117 quilômetros de faixas adicionais;
  • implantação de 58 quilômetros de vias marginais;
  • construção de 23 passarelas;
  • construção de 52 dispositivos de acesso e/ou retorno;
  • ampliação e modernização de 47 dispositivos já existentes.

           

 

 

 

 

 

 

 

Programa de Concessões Rodoviárias do

Governo do Estado de São Paulo

 

            O Programa de Concessões Rodoviárias do Estado de São Paulo teve início em 1997 com a concessão de 3,5 mil quilômetros de rodovias, divididos em 12 lotes. Os investimentos já realizados na malha dessa 1ª Etapa somam 16 bilhões de reais, destinados às obras de ampliação e modernização de esquemas operacionais. O principal resultado do Programa são viagens muito mais confortáveis e seguras: o índice de mortos nas rodovias concedidas é 42% menor em relação ao ano de 2000.

            Em 2007 o Governo do Estado de São Paulo iniciou a 2ª Etapa do Programa. Foram selecionados cinco corredores rodoviários e o Trecho Oeste do Rodoanel Mário Covas, totalizando 1.747 quilômetros. Esta nova etapa garante investimento de 8,1 bilhões de reais nas rodovias estaduais. Além disso, as concessões geraram 5,9 bilhões de reais em outorga (valores corrigidos), verba que está sendo aplicada no restante da infraestrutura rodoviária do Estado.

 

 

 

 

 

 

 

 

 pedagio

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