15.9 C
Campinas
quinta-feira, julho 3, 2025

Campinas recebe o 11º Encontro de Ferromodelismo neste sábado na Estação Cultura

Data:

Evento gratuito reúne expositores, maquetes, atividades para crianças e amantes de trens elétricos de toda a região

A Estação Cultura de Campinas recebe no sábado, 17 de maio, das 9h às 18h, o 11º Encontro de Ferromodelismo da Região Metropolitana de Campinas. Com entrada gratuita, o evento reúne expositores e entusiastas do ferromodelismo de diversas cidades da região. A programação inclui atrações para todas as idades, como playground infantil, lojas especializadas em modelismo ferroviário e praça de alimentação.


O encontro é organizado pela Secretaria Municipal de Cultura, Prado Trens e Coordenadoria da Estação Cultura, com apoio da CPTM, Rumo Logística, MRS Logística, ABPF (Associação Brasileira de Preservação Ferroviária) e da empresa Frateschi, única fabricante de trens elétricos em escala da América Latina.


Além da exposição de maquetes e dioramas, os visitantes poderão conhecer de perto os detalhes técnicos do ferromodelismo e adquirir produtos voltados ao hobby. Para os praticantes e entusiastas, os encontros também funcionam como espaço de intercâmbio de experiências e estímulo à preservação da memória ferroviária.


Sobre ferromodelismo


O ferromodelismo é considerado um dos hobbies mais antigos do mundo. As primeiras miniaturas de trens surgiram por volta de 1830, na Alemanha, acompanhando a popularização do transporte ferroviário. 


No Brasil, a prática é mantida por grupos e colecionadores, mesmo com a redução do transporte de passageiros nas ferrovias. De acordo com Lucas Frateschi, diretor da Frateschi Trens Elétricos, o ferromodelismo combina técnica e criatividade. 
 

“É uma atividade artesanal que exige observação e atenção aos detalhes. Muitos brasileiros mantêm viva essa paixão e a transmitem para outras gerações”, explica.
 

Segundo os organizadores Rodrigo Prado e Foster Moz, o evento tem recebido atenção crescente do público. A edição anterior atraiu cerca de 15 mil visitantes e a expectativa é repetir o número neste ano.

Serviço:
11º Encontro de Ferromodelismo da Região Metropolitana de Campinas
Data:
 17 de maio
Horário: das 9h às 18h
Local: Estação Cultura
Endereço: Praça Marechal Floriano Peixoto, s/n°, Centro

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe esse Artigo:

spot_imgspot_img

Últimas Notícias

Artigos Relacionados
Relacionados

Jornal Local
Política de Privacidade

A Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) já está em vigor no Brasil. Além de definir regras e deveres para quem usa dados pessoais, a LGPD também provê novos direitos para você, titular de dados pessoais.

O Blog Jornalocal tem o compromisso com a transparência, a privacidade e a segurança dos dados de seus clientes durante todo o processo de interação com nosso site.

Os dados cadastrais dos clientes não são divulgados para terceiros, exceto quando necessários para o processo de entrega, para cobrança ou participação em promoções solicitadas pelos clientes. Seus dados pessoais são peça fundamental para que o pedido chegue em segurança na sua casa, de acordo com o prazo de entrega estipulado.

O Blog Jornalocal usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.

Confira nossa política de privacidade: https://jornalocal.com.br/termos/#privacidade