A vítima é gestante e passa bem
A Secretaria de Saúde de Campinas divulgou, nessa sexta-feira (12/03), o primeiro caso de gripe A (H1N1) na cidade em 2010. A vítima é uma gestante que permaneceu internada por alguns dias, recebeu alta e passa bem. A mulher mudou recentemente para Campinas e não adquiriu a doença na cidade.
Na semana passada, foi confirmada a primeira morte na região de Campinas. O homem tinha 31 anos e morava em Santa Bárbara D’Oeste.
A campanha de vacinação contra a gripe A (H1N1) começou nessa segunda-feira (08/03) e deve imunizar 1,2 milhão de pessoas serão beneficiadas na região. As doses são disponibilizadas nos Centros de Saúde. A vacinação será feita em quatro etapas, na primeira fase (8 a 19 de março), serão imunizados os profissionais da saúde e a população indígena .
As pessoas que não se enquadram no perfil divulgado pelo Ministério da Saúde, só poderão tomar as vacinas na rede particular – que ainda não estão autorizados a fazer a aplicação. Já existem clínicas da cidade com filas de espera.
No ano passado, 458 pessoas foram contaminadas e 58 pessoas morreram na cidade. Em todo o Brasil, foram 1,7 mil mortes e 40 mil casos graves.