Senador alterou nota oficial e levantou dúvida sobre autenticidade da imagem; análises técnicas citadas pela reportagem não identificaram indícios de manipulação por inteligência artificial
<OUÇA A REPORTAGEM>
<Siga o canal do Jornal Local no WhatsApp>
O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) apresentou versões diferentes após a divulgação de uma fotografia em que aparece ao lado de Luiz Phillipi Machado de Moraes Mourão, conhecido como “Sicário”, apontado em investigações da Polícia Federal como integrante do grupo ligado ao empresário Daniel Vorcaro. A imagem foi publicada na quarta-feira (15) pela jornalista Juliana Dal Piva, do ICL Notícias.
Na primeira manifestação enviada à imprensa, Flávio Bolsonaro afirmou que, por ser uma figura pública, tira fotografias diariamente com diversas pessoas e declarou que “nunca viu a pessoa da foto”. A nota também levantava dúvidas sobre a autenticidade da imagem, afirmando que “não se sabe qual a procedência da foto, nem se a imagem é real ou produzida por Inteligência Artificial”.
Pouco depois, a assessoria do senador divulgou uma nova versão da nota. O trecho em que Flávio dizia não conhecer o homem retratado foi retirado. Também foi excluída a referência à possibilidade de a fotografia ter sido produzida por inteligência artificial. No lugar, a assessoria informou que “é impossível o senador saber quem é cada uma das pessoas que dele se aproxima”.
Em vídeo publicado nas redes sociais, Flávio Bolsonaro voltou a comentar o caso e declarou: “Eu não sei se é verdade. Se for verdade, é mais uma das várias fotos que eu tiro todos os dias.”
A reportagem do ICL Notícias destaca que a fotografia mostra os dois em um ambiente de aparente descontração, com o senador sem camisa, circunstância que não foi explicada por Flávio Bolsonaro em suas manifestações públicas.
Segundo a publicação, a imagem foi submetida à análise de diferentes ferramentas especializadas em detecção de conteúdo gerado por inteligência artificial, entre elas Gemini, Hive Moderation, Sight Engine, Was It AI e Image Whisperer. De acordo com a reportagem, nenhuma delas identificou indícios de geração por IA.
Ainda conforme o ICL Notícias, uma análise realizada com a ferramenta InVID também não encontrou sinais de manipulação digital ou montagem da fotografia. A reportagem afirma que a avaliação observou compatibilidade entre sombras, reflexos, iluminação e outros elementos técnicos presentes na imagem.
Luiz Phillipi Machado de Moraes Mourão, conhecido como “Sicário”, é citado em investigações da Polícia Federal como suposto operador ligado ao empresário Daniel Vorcaro. A mesma investigação menciona Fabiano Campos Zettel, apontado como integrante do esquema investigado, que realizou doação de R$ 3 milhões à campanha de reeleição do então presidente Jair Bolsonaro (PL) em 2022.
Até o momento, não há informação de que Flávio Bolsonaro seja investigado no caso envolvendo Daniel Vorcaro ou Luiz Phillipi Machado de Moraes Mourão. O senador nega qualquer relação com os investigados além das explicações apresentadas após a divulgação da fotografia.




