O tribunal é vinculado à Associação dos Clubes de Campinas e Região
“Um divisor de águas na história do esporte campineiro”. Assim o secretário de Esportes e Lazer, Gustavo Petta, definiu a criação do Tribunal de Justiça Desportiva (TJD) de Campinas e Região. A cerimônia de posse dos integrantes do órgão aconteceu na tarde desta segunda-feira, dia 22 de março, no Clube União dos Viajantes.
O tribunal é vinculado à Associação dos Clubes de Campinas e Região (Apesec) e conta com o apoio da Prefeitura. A primeira atuação do TJD será no Campeonato de Futebol Amador Municipal, que começa no próximo domingo, dia 28 de março.
O advogado Renato Ferraz Sampaio Savy, que foi empossado como presidente do tribunal, comentou a importância do órgão. “Vamos trabalhar para julgar com ética e transparência os casos envolvendo o esporte e os atletas de Campinas e região. A criação do TJD só foi possível graças ao apoio da Apesec e da Prefeitura”, disse.
Para o secretário Gustavo Petta, o tribunal servirá como exemplo para outras cidades. “Esse é um instrumento pioneiro para normatizar e disciplinar as competições amadoras em Campinas. Com o TJD vamos ter outra realidade no esporte, não só na cidade, mas em outros municípios da região que desejem a presença do órgão, assim como nós estamos fazendo no Campeonato Municipal de Futebol Amador”, afirmou.
Além de Savy, tomaram posse no TJD de Campinas e Região, João Henrique Cren Chiminazzo (vice-presidente), Ana Maria Pereira, Antônio José Mourão Barros, Carolina Daniel Zullo, João Felipe Artioli, João Marcos de Luca, Luana Cicivizzo Lazarov, Marcelo Luis Gouvea Pioli, Osvaldo Marchini Filho, Paschoal Irano, Tatiane Cristina de Melo Santos e Victor Luiz de Souza Reno. Todos os integrantes são componentes da Comissão de Direito Desportivo da seção São Paulo da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil).
Campeonato Amador
A primeira atuação do TJD Campinas e Região será no Campeonato Municipal de Futebol Amador. A competição é considerada o maior torneio amador da cidade, já que reúne mais de 230 equipes em quatro meses de partidas.
São cerca de cinco mil atletas envolvidos no campeonato. As partidas movimentam os campos da cidade em todas as regiões. Para se ter uma idéia, na primeira fase da competição, são realizados 100 jogos por final de semana.
O trabalho do TJD na competição já começa nesse domingo. A abertura do Campeonato Amador será realizada do Estádio Moisés Lucarelli, a partir das 9h30. Depois do desfile das equipes, acontece a primeira partida da série ouro. O jogo será entre Aliança Medalha de Ouro e Oziel Futebol Clube.




