Quem anda pelas ruas de Campinas já pode notar a diferença: os agentes da Mobilidade Urbana, mais conhecidos como amarelinhos, estão de visual novo. Desde o dia 12 de abril, a Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (EMDEC) iniciou a distribuição dos novos uniformes aos agentes de rua e terminais, e demais áreas da empresa.
Com a mudança dos uniformes, a EMDEC investe também na sua imagem nas ruas da cidade, adotando uma concepção mais moderna na apresentação de seus colaboradores, sobretudo aqueles com contato direto com a população. Os investimentos na adoção do novo uniforme foram da ordem de R$ 15,8 mil e 252 colaboradores já receberam seus conjuntos até o momento.
Agora, os uniformes de cada área da Empresa terão cores diferenciadas. As equipes de operação de trânsito e transportes (agentes da Mobilidade Urbana nas vias, corredores, estações e terminais) continuarão adotando o cinza e amarelo, mas com predominância do amarelo. A área de Inspeção Veicular contará com uniformes na cor azul. São os colaboradores que atuam na vistoria das frotas do InterCamp, táxi, escolares, fretamentos etc. Já o pessoal de Manutenção interna será identificado pela cor vermelha; e a área de Sinalização pela cor verde. São as equipes que respondem pela sinalização viária, manutenção semafórica etc.
Segundo o secretário de Transporte e presidente da EMDEC, Sérgio Torrecillas, a adoção dos novos uniformes busca facilitar a comunicação com o público, garantir mais conforto aos colaboradores e segurança dos profissionais.
“Nossos agentes da Mobilidade Urbana estão usando o novo uniforme há uma semana e já recebemos um ótimo retorno da população. Todos afirmam que as modificações facilitaram a identificação dos agentes”, afirma Torrecillas.
A EMDEC contratou uma empresa especializada em Consultoria de Uniformes para efetuar a mudança.
Segundo o secretário, “tudo foi feito de forma gradativa e contou com uma pesquisa que abordou questões como o ambiente e o local de trabalho, as funções exercidas pelos profissionais, clima, temperatura, desgaste do uniforme e padrão de qualidade.”
Torrecillas ressalta que além do novo design, foram considerados itens de segurança e conforto para realização do trabalho. “As jaquetas utilizadas para andar de moto agora contam com proteções reforçadas nos ombros e nas costas e as blusas dos ciclistas foram modificadas, com mangas longas para proteger do sol”, explicou o secretário.
Foi reforçada, também, a quantidade de refletores nas roupas dos agentes (amarelinhos) para evitar acidentes durante o trabalho noturno. E, entre as novidades, agora os funcionários poderão se proteger no Inverno com suéter, gorros de lã e pulôver.






