20.9 C
Campinas
sexta-feira, setembro 20, 2024

Campinas é a primeira cidade a receber Procon Digital

Data:

Desde março, população pode fazer reclamações e acompanhar os processos via web

Os cidadãos de Campinas possuem nova ferramenta para formalizar reclamações como consumidores através do site www.procon.campinas.sp.gov.br. Desde 15 de março deste ano, o Procon passou a ter atendimento online para quem pretendefazer registros ou acompanhar os processos da Fundação Procon (Proteção e Defesa do Consumidor) de Campinas.

Para registrar uma queixa, basta ter acesso à internet. No endereço eletrônico do órgão, o consumidor faz cadastro prévio, que gera senha de acesso ao sistema enviada por e-mail. Com a combinação, é possível realizar todas as operações sem precisar sair de casa. O Procon Digital também está disponível para as empresas que forem denunciadas, seja para responder ao consumidor, seja para acompanhar o processo.

A ideia surge para desafogar o sistema físico, diminuindo as filas e o tempo de espera de quem prefere ir ao prédio, localizado na Avenida Francisco Glicério, Centro. O Procon de Campinas é o primeiro do País a implantar o sistema virtual e o quinto em número absoluto de atendimento, ficando atrás de Brasília, Salvador, Goiânia e São Paulo. Só em 2009, a equipe do Procon do Município recebeu cerca de 100 mil atendimentos pessoais e 75 mil orientações pelo telefone 151, totalizando 36 mil reclamações formalizadas.

Sistema

Documentos como notas, contratos ou recibos deverão ser digitalizados pelo consumidor (via scanner ou foto digital) e anexados por e-mail para fazer parte do processo. Assim que a reclamação for completada, a empresa denunciada é notificada para apresentar proposta de solução.

Segundo o diretor do Procon-Campinas, Anderon Gianetti, a informatização permitirá a formação de base de dados e elaboração de relatórios mais precisos. “Mudamos de prédio, reestruturamos os procedimentos e, agora, implantamos o sistema virtual. Tudo isso para garantir a transparência e a eficiência dos nossos serviços”, declarou Gianetti.

O secretário de Assuntos Juridícos, Carlos Henrique Pinto, afirma que o Procon é o órgão em que o cidadão possui mais a sensação de que a justiça é feita. “As pessoas sentem segurança sob a tutela deste órgão de defesa do consumidor e percebem a eficiência na resolução dos processos”, por isso a importância da digitalização.

A implantação do Procon Digital é a conclusão da terceira etapa de reestruturação do órgão em Campinas. As mudanças começaram em 2006, com a intenção de aumentar os meios de acesso da população ao serviços prestados. O investimento na digitalização foi de R$ 1 milhão, com recursos da Secretaria Municipal de Assuntos Jurídicos e do Fundo de Defesa dos Direitos Difusos.

Artigo anterior
Próximo artigo

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe esse Artigo:

spot_imgspot_img

Últimas Notícias

Artigos Relacionados
Relacionados

Média de mortes por Covid-19 fica acima de 800 pelo 15º dia seguido

  O Brasil registrou nesta terça-feira (22) mais 816 mortes...

Saúde abre vagas para vacinação contra covid-19 sem agendamento

Lista com os centros de saúde que atenderão demanda...

Setor produtivo critica aumento da taxa Selic divulgada pelo COPON

Em nota, a Confederação Nacional da Indústria (CNI) chamou...

Lula e família obtêm 23ª vitória contra a farsa da Lava Jato

Essa é a 23ª vitória de Lula e sua...
Open chat
Quer anunciar ligue (19) 99318-9811
Redação (19) 99253-6363