A Associação dos Servidores do Tribunal de Justiça realiza nesta quinta-feira (29) a coleta de assinaturas da população, que serão encaminhadas para o Conselho Nacional de Justiça em Brasília (DF), afim de solicitar a abertura de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Poder Judiciário.
A greve do setor já dura 93 dias e é a maior da história. Em assembléia em São Paulo na quarta-feira (28), a categoria decidiu pela continuidade da paralisação. Os servidores estão sem trabalhar desde o dia 28 de abril e pedem reposição salarial de 20,16%. De acordo com a Associação dos Oficiais de Justiça do Estado de São Paulo (Aojesp), a categoria também pede a suspensão do desconto na folha de pagamento dos servidores parados. O recorde era da greve de 2004, que durou 91 dias.
Em mais de três meses de negociação este ano, o Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP) ofereceu 4,77% de reajuste à categoria. Os advogados de Campinas e região dizem que o trabalho foi prejudicado, já que muitos processos estão atrasados, mas não há um balanço oficial sobre os prejuízos e remarcação de prazos.
A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Campinas também está preparando um documento que deve seguir para a OAB de São Paulo na tarde desta quinta. Na carta, eles pedem que haja uma intervenção federal na greve dos servidores do estado, uma vez que o governador não estaria resolvendo o problema.