Os residentes 2011 foram recepcionados na noite desta segunda-feira, dia 31 de janeiro, pelos diretores, preceptores e coordenadoria do hospital de ensino do Hospital Municipal Dr. Mário Gatti. Durante a cerimônia, os 36 médicos e dois dentistas que começam a trabalhar nesta terça-feira, dia 1º de fevereiro, na instituição, receberam as boas vindas e informações sobre o programa.
O presidente do HMMG, Dr. Salvador Affonso Fernandes Pinheiro, enfatizou a importância dos residentes e da oportunidade de aprendizado. “Quem está entrando vai aprender muito e este é um período de esforço que irá valer para a vida toda. O Mário Gatti é um hospital de excelência dentro do SUS e queremos continuar este trabalho”, ressaltou.
Para o diretor Clínico, Dr. Wilson Norato, a residência representa anos difíceis na vida do médico e dentista. “Quem está aqui hoje é porque estudou e se esforçou e, por isso, merece estar aqui. Sejam todos muito bem vindos”, disse.
Já o coordenador do Hospital de Ensino do HMMG, Dr. José Maurício de Oliveira, explicou a programação a ser seguida durante o ano, com cursos e encontros, além de avaliação de desempenho. “Vocês entraram num hospital de vocação assistencial e serão acompanhados por profissionais capacitados”, resumiu.
Os residentes também conheceram os trabalhos das Comissões de Residência Médica (Coreme) e de Residência Odontológica (Corod), apresentados pelos coordenadores Péricles Mota e José Roberto Domeni, respectivamente. A coordenadora do Distrito Sul, Valéria Romeiro, também deu as boas vindas aos residentes e citou a importância do trabalho feito na atenção básica.
Também participaram do evento os residentes que terminaram a especialização. Todos receberam certificado e o agradecimento pelo trabalho prestado.
Residentes
Para os que começam a residência nesta terça-feira, dia 1º, o sentimento é de ansiedade. “Estou ansioso para começar, mas a expectativa é a melhor possível porque o Mário Gatti é um hospital de referência. Espero corresponder às expectativas”, disse o médico Lucas Eduardo Pedri, que começa na Clínica Médica.
O dentista Gustavo Souza, que inicia na especialidade de bucomaxilo, garante que o objetivo é aprender o máximo possível. “Esse é mais um aprendizado em nossas vidas e temos que aproveitar para usar nossos conhecimento e atender os pacientes da melhor maneira”, falou.