A Prefeitura de Campinas e a Infraero assinaram um Termo de Cooperação Mútua para acelerar as desapropriações das áreas no entorno de Viracopos e dar início a ampliação do aeroporto.
A área total a ser desapropriada será de 11,93 km², declarada de utilidade pública em 2006, onde será construída a segunda pista de pousos e decolagens, principal obra prevista no desenvolvimento do aeroporto. “Nos próximos 30 anos Viracopos poderá receber de 85 a 90 milhões de passageiros por ano e será o maior aeroporto do hemisfério sul”, disse o presidente da Infraero Sérgio Gaudenzi.
O projeto será desapropriar cerca de 200 famílias, num total de 12 bairros, com 3.172 lotes urbanos e 88 áreas rurais. As indenizações custarão aos cofres públicos federais cerca de R$ 150 milhões.
A primeira etapa, deverá ter início nos próximos meses, com os primeiros pagamentos da desapropriação. “Até o final do ano o projeto estará pronto e deverá ser licitado para início imediato das obras de construção da segunda pista”, diz Gaudenzi.
De acordo com o seu presidente, a Infraero concentrará esforços na ampliação do aeroporto já que o considera tecnicamente a opção mais viável para absorver o futuro tráfego da área terminal de São Paulo.
“Viracopos tem todos os requisitos técnicos para se transformar na melhor opção para desafogar os aeroportos de Cumbica e Congonhas. Por isso os técnicos da Infraero e da Prefeitura de Campinas brigaram muito para que a ampliação saísse do papel”, explica o prefeito de Campinas, Dr. Hélio dos Santos.
Até o final de 2008 a Infraero concluirá o projeto executivo para a construção da segunda pista, que terá 3,6 mil metros de comprimento por 60 metros de largura. O investimento será de cerca de R$ 350 milhões, e deverá ficar pronta em três anos. Tanto a desapropriação – com o pagamento das indenizações – quanto a construção da segunda pista, serão pagos com verbas do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).
A primeira fase do crescimento de Viracopos será concluída em 2015 e inclui, além da construção da pista, a ampliação do sistema de terminal de passageiros. “Viracopos está próximo da capital paulista e também haverá um trem rápido entro Rio e São Paulo, que deverá ter estação em Campinas”, informou Gaudenzi.
A segunda fase está prevista até 2025 com a implantação de uma terceira pista e até 2030 a idéia é construir uma quarta pista.
Desde 1995 a Infraero já investiu em Viracopos mais de R$ 250 milhões na construção dos terminais de carga e de passageiros, além de outras obras. Em 2007, o aeroporto bateu recorde histórico de crescimento na movimentação de mercadorias importadas e na movimentação de passageiros com aproximadamente 955 mil pessoas.
VIP Viracopos
Paralelamente à desapropriação, a Prefeitura informou que vai levar investimentos para a área do entorno do Aeroporto. Considerado como o maior projeto de inclusão social do interior do estado de São Paulo e orçado em R$ 104 milhões, todo o projeto VIP Viracopos abrange uma área de cerca de 8 milhões de metros quadrados.
Neste espaço, a Prefeitura elaborou um plano que prevê reurbanização, regularização fundiária, saneamento básico, iluminação pública, saúde, educação, casas populares, transporte e equipamentos sociais e de lazer.
Os recursos são oriundos da Prefeitura e do Governo Federal. As obras já estão começando e o projeto global deverá ser entregue aos moradores até o final de 2008.