Dia 20 de julho é comemorado o dia do amigo. Mas, ao contrario das outras datas comemorativas, como dia dos pais, dia das mães e etc, seu conceito é recente e só agora começa a ganhar expressão entre as pessoas e aos poucos no comércio.
A versão mais conhecida da criação desta data diz que um argentino chamado Enrique Febbaro se inspirou na chegada do homem a lua em 1969. Com a possibilidade de fazer amigos em outras partes do universo, Febbaro criou este dia, que pouco tempo depois foi adotado por outros paises.
Hoje, as pessoas estão começando a reconhecer e comemorar o dia do amigo. De acordo com a psicoterapeuta Maria Fernanda Urbano, o conceito de amizade mudou muito com o ritmo de vida das pessoas, mas ainda sobra espaço para celebrar a amizade. “Há tempos atrás, as pessoas tinham uma vida mais pacata e lhes sobravam tempo para se dedicar à amizade. Mesmo com a falta de tempo de hoje, a personalidade de um individuo, seus valores e conceitos morais são alguns dos fatores que podem fazer com que este tenha prazer em comemorar o dia do amigo da mesma forma que comemoram o dia dos namorados, por exemplo,” defende.
A enfermeira Paula Margarete e a contadora Daniela Carvalho são amigas desde pequenas e nunca deixam um dia do amigo passar em branco. “Nós fomos criadas juntas praticamente, já passamos por muita coisa, e sempre lembramos do dia do amigo”, afirma Paula. “Como a nossa vida é muito corrida, não temos muito tempo, mas mesmo assim não deixamos a amizade esfriar e no dia do amigo sempre lembramos, mesmo que apenas com um e-mail”, completa Daniela.
Apesar da data ainda não ser muito comercial, alguns lojistas já dão mais visibilidade para este dia, como é o caso da importadora de vinhos Expand Campinas. “Aqui na Expand sempre aparece gente procurando presente para o dia do amigo. Todo mês divulgamos um jornal de ofertas e em julho damos destaque ao dia do amigo com sugestão de kits presentes”, afirma Osório Mundim, enólogo da Expand.
Daniella Cartaxo, proprietária da loja Ghingheri, considera o dia do amigo uma data de celebração, e afirma que as pessoas vão até a loja comprar presentes especiais para os amigos. “Hoje as pessoas têm se atentado mais a essa data, por isso vêm procurar algo especial. Como nossas clientes são nossas amigas, no dia estaremos oferecendo champagne para celebrar”, diz.
A estudante de hotelaria Natalia Lemes festeja todos os anos o dia do amigo. “Eu adoro comemorar esta data e sempre dou um presentinho. Este ano, por exemplo, já combinei com a turma e vamos fazer um amigo secreto. Para mim, não importa como se comemora esta data, o que importa é cultivar a amizade, porque isso é para a vida toda”, defende.
Thaís Moreira Fernandez – MTB 50.171




