Diversos canos da rede de esgoto na Rua Isabelita Vieira em Sousas estouraram nos últimos meses e gerou transtorno aos moradores e comerciantes do distrito.
Segundo a Sociedade de Abastecimento de Água e Saneamento S/A (Sanasa) a rede de água implantada na Rua Isabelita Vieira possui mais de 60 anos e foi construída com canos de cimento-amianto. Os rompimentos registrados no local nos últimos meses ocorreram pela fadiga natural do material.
A Sanasa já identificou o problema e deu início a estudos para mapear toda a rede próxima construída com o mesmo material.
Com o resultado do estudo será possível indicar qual o melhor procedimento a ser adotado no local.
Eliminar o vazamento é extremamente importante para a Sanasa, pois possui o Programa de Redução de Perdas. Nos últimos 16 anos reduziu o Índice de Perdas na Distribuição – IPD, de 37,7% para 19,9%. Com isso, evitou racionamento e postergou obras de grande porte, possibilitando concentrar seus esforços técnicos e financeiros no tratamento de esgoto.
No atual nível tecnológico atingido, a SANASA pode, através do controle e análise do sistema, determinar a troca de redes e ramais, somente nos locais necessários, reduzindo os custos e intervenções que costumam ser traumáticas à população.




