O líder do PSDB na Câmara, deputado Carlos Sampaio, comemora a aprovação do projeto que acaba com o pagamento anual dos 14° e 15° salários aos parlamentares. Protagonista da defesa da proposta no Congresso, o líder tucano argumentou que o recebimento do benefício é “uma vergonha nacional”, além de “indefensável e inexplicável”. Ele pediu urgência urgentíssima na votação da proposta em plenário, o que acelerou a aprovação, no último dia 27 de fevereiro, após acordo entre os parlamentares. O fim do benefício vai gerar uma economia de R$ 31,7 milhões anuais aos cofres públicos. O Projeto de Decreto Legislativo 569/12 já foi promulgado pelo Congresso.
Segundo Carlos Sampaio, a medida é moralizadora e importante para o Parlamento. “Enquanto o brasileiro trabalha ao longo de um ano para receber o seu 13º, não é justo nós trabalharmos o mesmo período e fazermos jus ao 14º e 15º salários. Portanto, é uma medida moralizadora que vai ao encontro dos interesses da sociedade”, destacou. “Não é com uma boa mídia ou uma boa agência de publicidade que vamos mudar a imagem desta Casa. É com uma postura que reaproxime o Parlamento da soci edade e volte a dar os créditos que perdeu junto a ela”, completou.
Pelo fim do voto secreto
Depois de defender a aprovação do fim dos 14º e 15º salários aos parlamentares do Congresso, Carlos Sampaio agora quer a votação imediata de projeto que acaba com o voto secreto em todas as casas legislativas do País. A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que estabelece o voto aberto como princípio geral das decisões legislativas e acaba com o voto secreto em processos de cassação de mandato parlamentar e no exame de vetos presidenciais está pronta para votação, em segundo turno, pela Câmara dos Deputados. Carlos Sampaio quer acelerar o processo e m plenário.
O fim do voto secreto é uma das bandeiras de Sampaio e do PSDB e, junto da proposta que acabou com o 14º e 15º salários, é também uma das “prioridades” defendidas pelo líder tucano para promover o “reencontro do Parlamento com a sociedade”. “O voto secreto em todas as casas legislativas do País é outra vergonha nacional. Isso vai contra o princípio da democracia representativa e da transparência e da decência da função pública. Se eu tenho uma posição, eu tenho que externá-la à luz do dia, e não sob o manto do voto secreto. Isso é para covardes!”, afirma.
Propostas para o futuro do Brasil
Carlos Sampaio participou na segunda-feira (4) do Fórum Estadual do PSDB Discutindo o Futuro de Goiás e do Brasil, em Goiânia (GO). O líder tucano destacou a importância dos eventos promovidos pela legenda para debater temas de interesse da sociedade e ouvir a população. “O PSDB vem andando pelo Brasil querendo sentir a nação mais do que nunca e vem ouvindo o seu povo. É assim que nós vamos formatar a nossa proposta para as eleições de 2014: ouvindo o Brasil”, declarou Sampaio, ao discursar no encontro.
Conforme destacou, a legenda tucana trata os recursos públicos com ética e responsabilidade. “Podem vir com um caminhão de dinheiro e nós vamos com um caminhão de pessoas de bem mostrar como se faz política neste Brasil”, enfatizou Sampaio, que foi aplaudido pelos participantes em clima de euforia.