A Orcampi disputa o Campeonato Brasileiro/Caixa de Juvenis Interclubes de Atletismo para brigar pelo bicampeonato, de sexta-feira a domingo (12 a 14/7), na pista do Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa, na Vila Clementino, em São Paulo. A competição, para jovens atletas (até 19 anos) ganha ainda mais importância este ano porque será a última chance de obtenção de índices para o Campeonato Pan-Americano da categoria, em Medellín (COL), de 23 a 25 de agosto. “O Brasileiro é uma competição em que temos chance de fazer bons resultados. No ano passado, a Orcampi foi campeã geral”, acentuou o técnico Evandro Lázari.
A equipe de Campinas terá 30 atletas na competição e entre os destaques estão Daniella Mieko Nisimura, que já está qualificada para competir no Pan-Americano no lançamento do dardo e no salto em altura, e Claudine Paola, que também já tem sua vaga na seleção brasileira que vai à competição da categoria, no salto triplo.
“Além delas, temos o Ricardo Mário de Souza, que é líder do ranking brasileiro de juvenis dos 100 m e o segundo colocado nos 200 m, e o Alexander Russo, segundo nos 400 m. Mantidas essas colocações, eles podem conquistar também vagas para o Pan-Americano nas equipes dos revezamentos 4×100 m e 4×400 m, respectivamente”, completou Evandro.
A Orcampi não terá uma equipe tão numerosa quanto a do ano passado no Brasileiro Juvenil, mas seus atletas estão mais bem distribuídos por grupos de provas. “Não tínhamos um velocista como o Ricardo Mário, por exemplo, um menino que veio de Santa Catarina e está se desenvolvendo aqui na Orcampi”, observou o treinador. Evandro ainda comentou que disputas nessa categoria são importantes para motivar os atletas e os clubes, como a Orcampi, que trabalham com desenvolvimento de talentos no atletismo. “É importante para que esses jovens sejam, daqui a alguns anos, os principais do País em suas provas.”
Treinos para o Mundial
Depois de vencer os 400 m com barreiras no Campeonato Sul-Americano, em Cartagena (COL), Mahau Suguimati, da Orcampi, classificado para o Mundial de Moscou, em agosto, compete em dois meetings da série de World Challenges da IAAF, a Federação Internacional de Atletismo, neste sábado (13/7), em Madri, na Espanha, e no dia 17, em Lucerna, na Suíça. “Será importante para o Mahau participar dessas competições, pois estarão presentes alguns dos principais atletas da prova, dez deles entre os 20 primeiros do mundo”, disse o técnico Cleberson Yamada, que acompanha Mahau na Europa.
Mahau ocupa o 11º lugar no ranking mundial, mas é o oitavo entre os atletas que já têm vaga no Mundial, segundo Yamada. “Essas competições são importantes para ele chegar mais bem preparado a Moscou e poder lutar por uma vaga entre os oitos finalistas”, acrescentou Yamada.
A equipe de atletismo da Orcampi tem patrocínio de Unimed Campinas, CPFL Energia, 3M, Lei de Incentivo ao Esporte e Fundo de Investimentos Esportivo de Campinas.





