18.9 C
Campinas
sexta-feira, setembro 20, 2024

Lei da Ficha já barra quase 10% dos candidatos nesta eleição

Data:

Sessão-do-Congresso

 

A Lei da Ficha Limpa já barrou nestas eleições aproximadamente 10% das candidaturas de políticos para as eleições 2014 e os juízes tem até 21 de agosto para analisar os demais pedidos de registros. A Lei foi aprovada em 2010 pelo Congresso e sancionada pelo ex-presidente Lula (PT) prevê inelegibilidade ao político condenado por órgãos colegiados a disputar cargos eletivos.

Com base na nova Lei, o TSE negou o registro a 194 candidatos que haviam sido eleitos em outros mandatos e foram barrados por irregularidades ou até mesmo cassados. Ainda segundo o tribunal, 24,9 mil candidatos vão disputar 1.709 vagas para os cargos de deputado federal, estadual e distrital, senador, governador e presidente da República, além de suplentes para o Senado e vices. O cargo mais concorrido é o de deputado distrital, são 1.003 candidatos para 24 vagas, o que representa uma concorrência de 41,79 por vaga. Deputado federal e estadual tem concorrência de 13,19 candidatos por vaga e 15,71 candidatos por vaga,  respectivamente.

Nestas eleições, além da Ficha Limpa, o cidadão brasileiro ainda vai ter mais trabalho para escolher os candidatos, pois o número de partidos políticos também cresceu assustadoramente.

Só nos últimos três anos foram criados cinco novos partidos, o que totaliza 32 partidos políticos. A maioria dos partidos nasceram com a migração de legenda dos presidentes.

O recém criado partido de Gilberto Kassab (PSD), aprovado em 2011 foi o partido que mais elegeu candidatos, totalizando 497 prefeitos e 4600 vereadores. Além dele, nasceram o Pátria Livre (PPL) criado em 2011; o Partido Ecológico Nacional em 2012, e em 2013 vieram o Partido Republicano da Ordem Social (PROS), o Solidariedade (SD).

Campinas tem seis candidatos que tentam reeleição

Na lista de candidatos à reeleição estão os deputados federais Carlos Sampaio (PSDB) já vai para o seu quarto mandato consecutivo, Gustavo Petta (PCdoB) que assumiu como suplente do ex-deputado João Paulo Cunha (PT), Guilherme Campos (PSD), Renato Simões (PT) que assumiu como suplente de José Genoíno, que solicitou sua aposentadoria. Já na esfera estadual, temos a deputada estadual Célia Leão (PSDB) e José Bittencourt (PT).

Voto em trânsito

Os eleitores que estiverem fora do município poderão votar em três cidades da região nas próximas eleições gerais, são elas: Campinas, Piracicaba e Limeira. Até a última eleição presidencial, somente as capitais brasileiras recebiam estes votos. A nova regra abrange cidades que tenham mais que 200 mil eleitores e os interessados podem se cadastrar até o dia 21 de agosto nos cartórios da Justiça Eleitoral. No ato do cadastramento, o eleitor deverá informar a cidade em que pretende votar, e deverá ser feita a opção de votar no primeiro, no segundo ou em ambos os turnos das eleições deste ano.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe esse Artigo:

spot_imgspot_img

Últimas Notícias

Artigos Relacionados
Relacionados

Lula e Eduardo Leite firmam compromisso até 2026 para reconstrução do RS

Na última terça-feira (17), o presidente Luiz Inácio Lula...

Crescimento de empregos formais em 2023 foi puxado por pessoas acima de 40 anos

A Rais (Relação Anual de Informações Sociais) de 2023...

Lula celebra retorno do manto sagrado Tupinambá ao Brasil

O presidente Lula participou nesta quinta-feira (12) de uma cerimônia especial...

Lula exalta cobertura vacinal e agradece profissionais “que carregam o SUS nas costas”

Eu queria agradecer a todos vocês por terem nascido,...
Open chat
Quer anunciar ligue (19) 99318-9811
Redação (19) 99253-6363