26.9 C
Campinas
segunda-feira, março 2, 2026
spot_img

Campinas terá Centro de Recuperação de Animais Selvagens

Data:

centro-recuperaçao-animais-selvagens-campinas

A Comissão Permanente de Proteção e Defesa dos Animais conheceu nesta quinta-feira (09/09)  a estrutura do Departamento de Proteção e Bem Estar Animal, da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, em Campinas. Dentre as novidades previstas para este ano, anunciadas durante a reunião, está a criação do Centro de Recuperação e Soltura de Animais Selvagens (CRAS) que terá um sistema de cadastramento dos bichos e dos microorganismos associados a eles.

Com verbas do Fundo de Recuperação, Manutenção e Preservação do Meio Ambiente (Proamb), será feito um laboratório molecular que estudará esses microorganismos associados, um banco de células-tronco e sêmen. “Será uma forma de fazer o controle dos animais selvagens e das doenças, sem contar a possibilidade de preservação das espécies da região”, explica Anselmo Nunes Felippe, coordenador do Departamento.

Além disso, através de uma parceria com a Unicamp está sendo estudada a formação de um corredor com bancos de áreas verdes na região,  para garantir a mobilidade das espécies e a diversidade genética. “Dessa forma garantiremos o equilíbrio no sistema, evitando a migração dos animais entre as cidades e a procriação entre parentes”, diz Felippe.

O presidente da Comissão, vereador Carmo Luiz (PSC), afirma que o grupo está preparado para discutir a proposta. “Nos debruçaremos para estudar, debater e aprovar projetos  enviados à Câmara que preveem a assinatura de convênios para que essa ideia se torne realidade”, salienta.

O parlamentar enfatiza a importância determinar a formatação do Estatuto dos Animais, um compilado de leis que determinará toda a política de bem estar animal em Campinas. “É importante que voltemos a discutir junto ao Departamento e a sociedade civil organizada que atua no segmento para termos uma Lei abrangente visando a proteção animal na cidade”, conclui.

Para o vereador Jorge da Farmácia (PSDB),  a notícia do novo projeto foi uma surpresa. “Além de verificarmos o bom trabalho que o Departamento faz com os cães e gatos  in loco tivemos essa notícia de um programa de preservação de animais selvagens em Campinas, o que nos dá uma grande responsabilidade de nos preparar para discutir o tema e fazer com que  lei seja aprovada na Câmara”, diz.

O Departamento foi criado em 27 de dezembro de 2013 e começou a funcionar em março de 2014 nas antigas instalações do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ). O coordenador  Paulo Anselmo Nunes Felippe, apresentou os projetos de curto, médio e longo prazo dentro da Política de Bem Estar Animal do município.

Redução de cães nas ruas de Campinas

Reduzir o número de ‘cães errantes’ da cidade é tarefa difícil para vários municípios. Em Campinas a situação não é diferente. Com 20 mil cães nas ruas, não basta apenas pensar em abrigar esses animais. “Fizemos um estudo e precisaríamos de 1,6 km² por ano de espaço para abrigar os cães.  Como eles procriam de forma descontrolada, em dez anos teríamos que ter dois por cento do território da cidade para abrigar esses animais, o que é inviável.”, comenta o coordenador do Departamento de Proteção e Bem Estar Animal de Campinas, Paulo Anselmo Nunes Felippe.

Então a saída é a castração por saturação, diminuindo a possibilidade de mais cães abandonados nas ruas, vacinação, cadastro e chipagem. “Dentro desta nova política de bem estar animal vamos trabalhar a educação nos bairros e escolas com entregas de panfletos sobre posse responsável, além de peças teatrais nas escolas”, conta.

No contexto da adoção, Campinas deverá ter o “Programa Lar Temporário”, onde quem estiver apto a adotar por um período receba ajuda com insumos, que abrange desde a ração até vacinação, até que o animal seja adota definitivamente. Atualmente o Departamento mantém parceria com ONG’s , através no Portal  Animal, para a divulgação de animais que precisam ser adotados no endereço eletrônico https://portalanimal.campinas.sp.gov.br/adocao.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe esse Artigo:

spot_img

Últimas Notícias

Artigos Relacionados
Relacionados

Gleisi rebate Flávio Bolsonaro após ato esvaziado na Paulista e tensão política sobe nas redes

Manifestação convocada pela extrema direita teve público abaixo do...

Haddad condiciona saída da Fazenda a viagem de Lula aos EUA e acelera articulações nos bastidores

Ministro diz que decisão depende de agenda com Trump...

Zé Dirceu defende chapa Lula-Alckmin e pressiona Haddad enquanto trava disputa interna por alianças para 2026

Reunião da Executiva expõe tensão sobre federação com PSOL,...
Jornal Local
Política de Privacidade

A Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) já está em vigor no Brasil. Além de definir regras e deveres para quem usa dados pessoais, a LGPD também provê novos direitos para você, titular de dados pessoais.

O Blog Jornalocal tem o compromisso com a transparência, a privacidade e a segurança dos dados de seus clientes durante todo o processo de interação com nosso site.

Os dados cadastrais dos clientes não são divulgados para terceiros, exceto quando necessários para o processo de entrega, para cobrança ou participação em promoções solicitadas pelos clientes. Seus dados pessoais são peça fundamental para que o pedido chegue em segurança na sua casa, de acordo com o prazo de entrega estipulado.

O Blog Jornalocal usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.

Confira nossa política de privacidade: https://jornalocal.com.br/termos/#privacidade