
Há quem diga que os homens não são vaidosos, mas basta um simples olhar para perceber o quanto eles estão dando cada vez mais atenção aos cuidados com o corpo. Passando por barbas estilo lenhador e corte do tipo undercut – em que se preserva o comprimento da parte superior, mas corta com máquina as laterais do cabelo, são várias as opções que permeiam o universo da vaidade masculina.
Atento a esse público que preza pela aparência, muitos empreendedores resolveram investir em espaços que mesclam o serviço estético com um ambiente sofisticado e retrô, com atenção especial à decoração. São as chamadas barbearias vintage, em que o cliente tem um atendimento caprichado em barba, cabelo e sobrancelha, remetendo ao estilo clássico das antigas barbearias – com o uso de navalhas e toalhas quentes, por exemplo. Nesses espaços, todo o cuidado e atenção aos detalhes para que o acabamento dos fios seja excelente e a pele permaneça macia.
Na região, um dos exemplos é a Box 9 que acaba de inaugurar uma unidade em Sousas. No local, que já oferece aos clientes o tradicional “barba, cabelo e bigode”, terá, em breve, serviços de manicure, pedicure e podologia, além de estética facial e corporal. “A ideia de investir no segmento é realmente voltar a dar espaço a uma tradição que estava se perdendo. Aqui na Box 9 Barbearia, a gente mesclou isso com entretenimento – oferecemos para o cliente mesa de sinuca e máquina de fliperama (pimball), por exemplo”, explicam os profissionais da Box 9 Barbearia. “A moda está subjetiva, são vários estilos andando junto, o que transmite ainda mais versatilidade ao homem”, ressaltam.
A ideia é unir em um único espaço tudo o que é atrativo para o universo masculino, auxiliando o homem a continuar se cuidando em casa.“Para os que estão descobrindo a vaidade agora, um dos erros mais comuns é não conhecer e saber usar os produtos específicos para cada tratamento e tipo de pele, por isso, nós também comercializamos cosméticos especiais, ajudando os clientes a reconhecer o que deve ou não ser usado”, explicam os funcionários quando o assunto é essa nova vaidade masculina.
Na Box 9 , os clientes contam com poltronas com massagem, boutique com roupas e acessórios masculinos e cardápio de cervejas gourmet, além de sucos, chás e energéticos. Aliás, a cerveja Sol é oferecida como cortesia da casa para quem adquire os serviços da barbearia.
Outro diferencial é trazer para os homens, o que já é comum para as mulheres. Um dos serviços que mais estão em alta é o chamado “dia do noivo”, em que são oferecidos diversos tratamentos para se preparar para a cerimônia. Na barberia de Sousas, o noivo e seus padrinhos têm atendimento personalizado com um barbeiro exclusivo para atendimento, uma TV com vídeo game Atari e jogo de dardos.
Mesmo conquistando espaços cada vez mais exclusivos e se declarando mais vaidosos, alguns tabus persistem . “Tem clientes que não abrem mão de se cuidar, mas não gostam de fazer as unhas perto de outros homens”, comentam.