20.9 C
Campinas
domingo, setembro 22, 2024

Transportes realiza audiência pública sobre implantação do BRT

Data:

campinas-BRT-licitacaoA Administração municipal, por meio da Secretaria de Transportes, realiza audiência pública para discussão da implantação dos corredores BRT (Bus Rapid Transit – Ônibus de Trânsito Rápido) nos distritos do Campo Grande e Ouro Verde, além da ligação perimetral entre as regiões. O evento será nesta quinta-feira, dia 15 de outubro, às 10h, no Salão Vermelho do Paço Municipal.

A audiência é aberta para toda a população com enfoque para conselhos municipais, associações e entidades públicas e privadas. A realização da discussão está prevista no artigo 39, da Lei Federal 8.666/93, a chamada Lei de Licitações. A convocação para a audiência foi publicada em órgãos de comunicação na quarta-feira, 30 de setembro.

A Administração prepara o lançamento do edital de licitação para projetos executivos e obras do BRT. A empresa ou consórcio vencedor terá a responsabilidade de elaborar e executar os projetos.

BRT

O BRT campineiro, que receberá o nome de Rapidão, irá beneficiar mais de 300 mil pessoas que residem nas regiões do Ouro Verde e Campo Grande. O sistema contempla estações de transferência e infraestrutura adequada; veículos articulados ou biarticulados; corredores exclusivos com espaços para ultrapassagens; embarque e desembarque pela esquerda (junto ao canteiro central das avenidas); embarque em nível; e pagamento desembarcado. Será um sistema de transporte público coletivo mais seguro, rápido, eficiente e confiável.

No Ouro Verde serão 14,6km de extensão, saindo da região central, seguindo pela João Jorge, Amoreiras, Ruy Rodriguez, Camucim e Terminal Vida Nova. Já no Campo Grande serão 17,9km de extensão, também saindo da região central, seguindo pelo leito desativado do antigo VLT, John Boyd Dunlop e chegando ao terminal Itajaí.

Entre os dois corredores haverá um corredor perimetral com 4,1km de extensão, ligando a Vila Aurocan até o Campos Elíseos, seguindo pelo leito desativado do VLT.

Inicialmente, o valor previsto para a implantação dos corredores era de cerca de R$ 340 milhões, vindos do Programa de Aceleração do Crescimento da Mobilidade Urbana (PAC II). Com a consolidação dos projetos básicos, os estudos apontam que para a totalidade das obras deverá haver um aporte financeiro de mais R$ 200 milhões.

A Administração trabalha com o cronograma de iniciar as obras dentro do primeiro trimestre de 2016. O prazo de conclusão é de 24 meses.

Serviço:

Audiência Pública sobre a implantação dos corredores BRT Campo Grande e Ouro Verde, além da ligação perimetral Vila Aurocan – Campos Elíseos.

Data e horário: Dia 15 de outubro, quinta-feira, às 10h.

Local: No Salão Vermelho do Paço Municipal (Avenida Anchieta, 200, no Centro).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe esse Artigo:

spot_imgspot_img

Últimas Notícias

Artigos Relacionados
Relacionados

Bem-Estar Animal realiza 2ª feira de adoção de cães e gatos na Lagoa do Taquaral

Evento ocorre no próximo domingo, 23, no portão 1...

Três linhas de ônibus terão trajetos alterados a partir de segunda, 27

Os usuários do transporte público coletivo que utilizam as...

MPSP obtém liminar para que Campinas elabore planos de manejo para três unidades de conservação

No dia 14 de novembro, a Promotoria de Justiça...

Plano Diretor: população tem duas datas para rever minuta

A Prefeitura de Campinas, por intermédio da Secretaria Municipal...
Open chat
Quer anunciar ligue (19) 99318-9811
Redação (19) 99253-6363