A Família Fassina teve origem com o casal Catarino e Ângela Mangim, naturais da província de Padova no norte da Itália. Desse enlace nasceram seis filhos: Abramo José, Nicola, Josephe, Regina, Maria e Luiza.
Com a família já constituída os Fassina imigraram para o Brasil dirigindo-se para o município de Campinas na região dos distritos de Sousas e Joaquim Egídio.
Abramo José veio menino da Itália e em Sousas casou-se com Maria Ferrari. Desse enlace nasceram 10 filhos: Antonio, falecido aos 21 anos de idade; Angelina casada com Antonio Lazanha; Ângelo casado com a prima Geovana; Natal casado com Carolina Sartorato, Lídia casada com Luiz Ferreira (primo distante); Catarino casado com Nair Fassina; Helena casada com Antonio Mancin; Arlindo faleceu jovem; Antenor casado com Tereza Pires e Álvaro casado com Angelina Padovani.
Em 1940 o casal Abramo e Maria juntamente com os filhos Antenor, Natal, Catarino e Álvaro trabalharam numa fazenda em Itatiba. Depois de três anos retornaram para Sousas. Em 1954 compraram um sítio perto de Cabras e depois venderam voltando para Itatiba.
Nicola Fassina, nascido em 1872 na Itália lá se casou com Florinda Merio. O casal teve nove filhos: Luiza casada mudou-se para São Paulo; Humberto casado com Amélia Bonetto; Luiz casado com Rosa Zanata; João casado com Antonia Zanatta; Fortunata casada com Natale Bruciatti; Estela casada com Ricardo Trevisan; Catarina casada com Augusta Marcuri e Ângelo casado com Paulo Cardim e o Antonio permaneceu solteiro.
De todos esses filhos apenas João e seu irmão Antonio nunca saíram da região de Sousas. João nasceu na fazenda Três Pedras e veio para o distrito em 1946, adquirindo uma grande chácara de propriedade da Diocese de Campinas onde mais tarde loteou e hoje se chama Jardim São Francisco. João foi pai de sete filhos: Nicola, Aristides, Jorge, Alberto, Djalma, Antonio e Josefa.
Já o irmão de João se fixou em Itatiba e fundaram a Empresa de ônibus Fassina que faz a linha para Campinas, Jundiaí e Bragança Paulista. Uma neta de João e filha de Nicola já falecido, Maria José Fassina (Zezé) atuou em novela da TV Globo como coadjuvante e atualmente trabalha em teatro com a peça “Bonequinhas de Pano” como atriz principal.
Família Fassina
Data: