21.9 C
Campinas
quarta-feira, fevereiro 11, 2026
spot_img

Cantareira de Sousas entra na fase de edital de licitação

Data:

Em 2014, o Rio Atibaia na região de Sousas enfrentou a sua pior seca. Ambientalistas afirmam que a construção do reservatório, só contribui com o desmatamento e agride o ecossistema da região da APA de Sousas e Joaquim Egídio

O prefeito de Campinas, Jonas Donizette, assinou, durante transmissão ao vivo nesta segunda-feira, dia 3 de agosto, o edital para licitação do projeto do Reservatório de Água Bruta de Campinas, também conhecido como “Nosso Cantareira”. O evento virtual de assinatura contou com a presença do presidente da Sanasa, Arly de Lara Romêo.

A licitação presencial, por meio do recebimento e abertura dos envelopes, está agendada para o dia 6 de outubro, na sede da Sanasa. O edital compreende estudos de viabilidade e alternativas, além de estudos ambientais e projetos básicos e executivos de sistema adutor e do barramento, bem como o seu sistema no Rio Atibaia.

Em contrapartida ao desmatamento, o prefeito Jonas disse que a Sanasa arcará com a construção de duas novas pontes, sendo uma de entrada e a outra de saída do distrito de Sousas

O Decreto nº 20.867 de utilidade pública da área em que será construído o reservatório de água bruta foi publicado no dia 7 de maio de 2020. O documento autoriza a Prefeitura de Campinas a desapropriar os imóveis necessários para a execução da obra.

Localizada no distrito de Sousas, a área de desapropriação possui 3.582.143,12 m² (metros quadrados). O espelho d’água ocupará 1.632.000 m² e terá um volume útil de água de 17.453.000 m³ (metros cúbicos), o que corresponde a 17.453.000.000 de litros. O investimento total será de R$ 379.151.412,73, e o prazo para a conclusão do projeto, incluindo as licenças ambientais, é de 31 meses.

O prefeito Jonas Donizette destacou o aspecto ecológico do projeto. “Teremos o dobro de área de preservação, e o reservatório será uma represa aberta para a prática de esportes náuticos”, afirmou. Jonas disse ainda que, como contrapartida, a Sanasa arcará com a construção de duas novas pontes, sendo uma de entrada e a outra de saída do distrito.

De acordo com o presidente da Sanasa, o “Nosso Cantareira” terá uma autonomia de abastecimento de 70 dias para Campinas. “Este é um projeto histórico”, enfatizou. Além de proporcionar segurança hídrica e independência do Sistema Cantareira, o reservatório vai possibilitar também a redução da captação de água, redução na ocorrência de acidentes, melhoria da qualidade da água e, consequentemente, redução de gastos com insumos.

O reservatório resultará ainda na redução de custos operacionais com a desativação da captação e da Estação de Tratamento de Água do Rio (ETA) Capivari e redução de três conjuntos moto-bombas da captação do Rio Atibaia, gerando uma economia de R$ 13 milhões por ano. A represa também dará a possibilidade de geração de energia, de venda de água tratada para outros municípios e também de integração aos reservatórios de Pedreira e Amparo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe esse Artigo:

spot_img

Últimas Notícias

Artigos Relacionados
Relacionados

PGE realiza mutirão em Campinas para renegociação de dívidas com até 100% de desconto em juros e multas

Atendimento presencial orienta contribuintes sobre adesão ao programa Acordo...

Rio Atibaia em Sousas pode encher nas proxímas horas e risco aumenta com chuvas intensas que caem na região

Volume elevado de água e previsão de continuidade das...
Jornal Local
Política de Privacidade

A Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) já está em vigor no Brasil. Além de definir regras e deveres para quem usa dados pessoais, a LGPD também provê novos direitos para você, titular de dados pessoais.

O Blog Jornalocal tem o compromisso com a transparência, a privacidade e a segurança dos dados de seus clientes durante todo o processo de interação com nosso site.

Os dados cadastrais dos clientes não são divulgados para terceiros, exceto quando necessários para o processo de entrega, para cobrança ou participação em promoções solicitadas pelos clientes. Seus dados pessoais são peça fundamental para que o pedido chegue em segurança na sua casa, de acordo com o prazo de entrega estipulado.

O Blog Jornalocal usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.

Confira nossa política de privacidade: https://jornalocal.com.br/termos/#privacidade