
A Prefeitura de Campinas, por meio da Secretaria de Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos (SMASDH), intensificou o atendimento às pessoas em situação de rua para garantir acolhimento nos meses mais frios do ano. Além disso, devido à pandemia do coronavírus, foram implementados três abrigos emergenciais para atender essa população.
“Neste final de semana frio percebemos a preocupação, legítima e justa, de muitos cidadãos, com as pessoas menos favorecidas, especialmente, as que estão em situação de rua. Por isso, pedi à secretária Eliane Jocelaine que nos fale sobre o trabalho realizado na área da Assistência Social”, enfatizou o prefeito de Campinas, Jonas Donizette, durante transmissão ao vivo pelas redes sociais, na tarde desta segunda-feira, dia 24 de agosto.
Como ocorre todos os anos, entre os meses de maio a setembro, a Assistência Social desencadeia a Operação Inverno. Neste período, o horário de abordagem social nas ruas é ampliado em duas horas e passa a ser das 8h à meia-noite. O objetivo é acolher as pessoas em situação de rua, oferecer abrigo, serviços e entregar cobertores.
“A Operação Inverno visa intensificar as atividades do nosso atendimento para a população em situação de rua. Em períodos normais, a abordagem social feita pelo SOS Rua vai até às dez da noite; na Operação Inverno vai até meia-noite. Há também uma flexibilização para entrada espontânea dessas pessoas no Albergue Municipal. Lembrando também que, neste ano, estamos com o reforço dos abrigos emergenciais”, detalhou Eliane Jocelaine.
A secretária explicou ainda que, o serviço de abordagem social SOS Rua faz o trabalho de convencimento da pessoa em situação de rua para que aceite o acolhimento. A equipe de profissionais é composta por monitores, educadores, assistentes sociais e psicólogos que percorrem a cidade inteira para convencer essas pessoas a sair das ruas e, acima de tudo, resgatar a sua cidadania.
Qualquer cidadão pode entrar em contato com o SOS Rua para solicitar atendimento às pessoas em situação de rua que possam precisar de ajuda nesses dias mais frios. O telefone é o (19) 9-9984-6496, entre 8h e 21h, de segunda a sexta-feira, e aos finais de semana, das 18h às 21h. Desde o início da Operação Inverno, até hoje, foram distribuídos 9.500 cobertores e 2 mil máscaras para pessoas em situação de rua. Somente neste fim de semana, dias 22 e 23 de agosto, foram entregues 486 cobertores.
Abrigos emergenciais
Neste período de pandemia, a Prefeitura colocou em funcionamento três abrigos emergenciais: um para receber a população de rua em geral; outro para acolher pessoas com sintomas gripais; e, um terceiro, para abrigar pessoas com mais de 60 anos e/ou doenças crônicas.
Campinas tem 822 pessoas em situação de rua, segundo último balanço realizado pela Secretaria de Assistência Social em 2019.