11.9 C
Campinas
terça-feira, outubro 21, 2025
spot_img

Maria Helena Guimarães de Castro é a nova Secretária de Educação

Data:

A socióloga Maria Helena Guimarães de Castro é a nova Secretária Estadual de Educação. Especialista em educação, Maria Helena foi secretária-executiva do Ministério da Educação (MEC), em 2002, e presidente do INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais) do MEC entre 1995 e 2002. Ela substitui a professora Maria Lúcia Vasconcelos, que deixa o cargo a pedido por motivos pessoais. “O governador José Serra pediu a continuidade do esforço para melhorar a alfabetização, ênfase no uso das avaliações para melhorar a qualidade da aprendizagem, aperfeiçoamentos na gestão do sistema e atenção especial na formação e valorização dos professores”, disse Maria Helena.

Especialista em avaliação de políticas públicas, destacadamente na área de educação, Maria Helena pretende utilizar os resultados das diversas avaliações para definir metas de aprendizagem a serem perseguidas em cada escola. “Cada escola tem um contexto especifico e seus alunos apresentam resultados diferentes que precisam ser respeitados na definição das metas a serem atingidas”, afirma.

A gestão vai ser uma prioridade da nova secretária em três níveis: gestão do sistema estadual de educação, gestão da escola e gestão da sala de aula. Para tornar mais eficiente a gestão do sistema, a secretária pretende estabelecer canais de comunicação permanentes com as diretorias de ensino e reforçar o trabalho de supervisão e monitoramento da rede. Maria Helena diz que um dos principais desafios é estabelecer diálogo permanente com professores, funcionários e pais de alunos para criar um ambiente favorável à participação na gestão da escola, avaliação e cobrança de resultados. Quanto à gestão da sala de aula, Maria Helena considera fundamental prosseguir na definição clara das expectativas de aprendizagem de cada série e ciclo, o que é essencial para elaborar os programas de capacitação de professores e acompanhar o desenvolvimento dos alunos.

Também será dada continuidade ao reforço na alfabetização, que é decisiva para o bom desempenho na vida escolar. Esse esforço é realizado por meio do programa Ler e Escrever, que entre outras medidas coloca um professor auxiliar nas séries iniciais do Ensino Fundamental.

A nova secretária é doutoranda em Ciência Política na Universidade de São Paulo (USP) e mestre, também em Ciência Política, pela Universidade de Campinas (Unicamp). No INEP, Maria Helena coordenou a implantação de sistemas de avaliação como o SAEB e o ENEM e participou da elaboração de programas como o Bolsa Escola e o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (Fundef). Foi secretária estadual de Desenvolvimento Social (2003-2006) e de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico. A professora Maria Helena foi também secretária de Educação do Distrito Federal (2007).

Maria Lúcia

Maria Lúcia Vasconcelos ocupava a pasta de Educação desde 31 de março de 2006. Na segunda-feira, 23, pediu sua exoneração, em carta encaminhada ao governador José Serra, “por motivos estritamente pessoais”.

Em resposta à carta da professora Maria Lúcia, o governador declarou que foi com tristeza que recebeu o pedido de demissão. “Quero sublinhar sua lealdade pessoal e ao nosso programa de governo, inclusive com a implantação do programa Ler e Escrever, que envolve, entre outras coisas, a introdução de dois professores (titular e auxiliar) em cada sala de aula de primeira série do ensino fundamental”, afirmou Serra.

Leia a íntegra do pedido de exoneração de Maria Lúcia Vasconcelos e da resposta do governador José Serra no site www.saopaulo.sp.gov.br.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe esse Artigo:

spot_img

Últimas Notícias

Artigos Relacionados
Relacionados

Aos 70 anos, moradora do Parque Santa Bárbara aprende a ler com apoio da Fumec

Campinas se destaca na educação ao avançar na erradicação...

USP abre inscrições para cursos online gratuitos de programação para meninas e professoras

Duas iniciativas da USP estão com inscrições abertas para...

Prazo para pedir isenção de taxa do Enem 2025 termina nesta sexta

O prazo para os interessados solicitarem a isenção da...

Escolas municipais criam Clube do Livro e enriquecem Programa Municipal de Leitura e Escrita

O Clube é voltado para a Educação Básica e...
Jornal Local
Política de Privacidade

A Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) já está em vigor no Brasil. Além de definir regras e deveres para quem usa dados pessoais, a LGPD também provê novos direitos para você, titular de dados pessoais.

O Blog Jornalocal tem o compromisso com a transparência, a privacidade e a segurança dos dados de seus clientes durante todo o processo de interação com nosso site.

Os dados cadastrais dos clientes não são divulgados para terceiros, exceto quando necessários para o processo de entrega, para cobrança ou participação em promoções solicitadas pelos clientes. Seus dados pessoais são peça fundamental para que o pedido chegue em segurança na sua casa, de acordo com o prazo de entrega estipulado.

O Blog Jornalocal usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.

Confira nossa política de privacidade: https://jornalocal.com.br/termos/#privacidade