23.2 C
Campinas
segunda-feira, maio 18, 2026
spot_img

Projeto de Paulinho da Força pode derrubar condenação de Bolsonaro de 27 anos para no máximo 3

Data:

Enquanto Eduardo insiste em anistia nos EUA, Centrão costura saída para Bolsonaro com redução de pena e negociação por prisão domiciliar

Por Sandra Venancio – José Cruz/Agencia Brasil

Em meio às queixas de Eduardo Bolsonaro (PL-SP) no exterior, que insiste na “anistia ampla, geral e irrestrita”, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) já teria dado sinal verde a um acordo costurado pelo Centrão para reduzir sua pena de prisão. A proposta, relatada por Paulinho da Força (Solidariedade-SP), pode derrubar a condenação de 27 anos e 3 meses para, no máximo, 3 anos — desde que cumpridos em regime domiciliar.

>> Siga o canal do Jornal Local no WhatsApp

Paulinho deve se reunir na segunda-feira (6) com o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-SP), para apresentar o rascunho do texto e tentar pautar a votação já na quarta (8). O projeto nasceu de um jantar com os ex-presidentes Michel Temer (MDB) e Aécio Neves (PSDB), e tem apoio de caciques do Centrão.

https://twitter.com/analise2025/status/1971657633397661990

Nos bastidores, aliados afirmam que Bolsonaro já se conformou com a inelegibilidade e concentra esforços em evitar o cumprimento de pena em regime fechado no Complexo da Papuda. A exigência é que a prisão seja domiciliar.

https://twitter.com/lindberghfarias/status/1971329845117223023

Discurso duplo

Enquanto Eduardo mantém o tom de enfrentamento, Flávio Bolsonaro (PL-RJ) tem se apresentado como porta-voz do pai. Embora em público tenha dito que a redução de penas “não nos atende”, Flávio admitiu que “o processo precisa andar” e prometeu apresentar emendas para adequar o texto às condições exigidas pela família.

“Já posso reportar ao presidente qual é a ideia dele, o que foi que eu conversei”, disse o senador, se colocando como interlocutor direto nas negociações.

Apoio ampliado

Paulinho da Força também busca garantir respaldo no PSD de Gilberto Kassab, que articula o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), como principal nome contra Lula em 2026. No radar estão ainda Ciro Nogueira e Antonio Rueda, da federação PP-União, que detém a maior bancada da Câmara, além do Republicanos, de Marcos Pereira, já mobilizando a estrutura da Igreja Universal em torno de Tarcísio.

https://twitter.com/cassioolivveira/status/1971570947770536245

Pressa para evitar derrota

A estratégia é aprovar rapidamente o projeto e evitar que ele tenha o mesmo destino da chamada “PEC da Bandidagem” — aprovada com folga na Câmara, mas derrubada pelo Senado após forte pressão popular.

Para Bolsonaro, trata-se de uma última cartada: não há expectativa de reversão da inelegibilidade, mas a redução da pena, com prisão domiciliar, já é vista como vitória possível no xadrez político-jurídico.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe esse Artigo:

spot_img

Últimas Notícias

Artigos Relacionados
Relacionados

ONGs ligadas ao filme “Dark Horse” receberam R$ 7,7 milhões em emendas de parlamentares paulistas

Investigações sobre financiamento da cinebiografia de Jair Bolsonaro avançam...

Lula prepara contraofensiva no STF e avalia reenviar nome de Jorge Messias após explosão do caso Master

Planalto vê mudança no cenário político após avanço das...

Governador Tarcísio de Freitas pode ser o próximo nome atingido pelo escândalo do Banco Master

Deputado Linderberg Farias relaciona governador paulista a doações eleitorais...

PF aponta organização criminosa com hackers, policiais e milicianos ligada a Daniel Vorcaro

Investigação descreve estrutura usada para espionagem, intimidação de...
Jornal Local
Política de Privacidade

A Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) já está em vigor no Brasil. Além de definir regras e deveres para quem usa dados pessoais, a LGPD também provê novos direitos para você, titular de dados pessoais.

O Blog Jornalocal tem o compromisso com a transparência, a privacidade e a segurança dos dados de seus clientes durante todo o processo de interação com nosso site.

Os dados cadastrais dos clientes não são divulgados para terceiros, exceto quando necessários para o processo de entrega, para cobrança ou participação em promoções solicitadas pelos clientes. Seus dados pessoais são peça fundamental para que o pedido chegue em segurança na sua casa, de acordo com o prazo de entrega estipulado.

O Blog Jornalocal usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.

Confira nossa política de privacidade: https://jornalocal.com.br/termos/#privacidade