Após monitoramento da demanda de passageiros, a Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) promove alterações na operação do transporte público na região do Satélite Íris. A partir desta quarta-feira, 13 de novembro, a linha 231 (Satélite Íris I) terá a frota reforçada e as linhas alimentadoras 236 (Satélite Íris), 237 (Satélite Íris I) e 238 (Satélite Íris I) serão extintas.
Criadas em dezembro de 2023, as três alimentadoras promoviam a integração do bairro Satélite Íris I ao BRT, por meio do Terminal BRT Satélite Íris. No entanto, as linhas apresentaram baixa adesão de passageiros. Juntas, as linhas 236 e 237 transportaram, no mês de outubro, menos de 500 passageiros em dias úteis. A 238 transportou, em média, menos de 200 passageiros, aos finais de semana.
Os dois veículos que operavam as alimentadoras vão reforçar a frota da linha 231, que liga os terminais Satélite Íris e Central. Ela reassume a operação convencional no bairro Satélite Íris I e retoma a circulação aos finais de semana e feriados, que era realizada pela linha 238. A medida atende aos cerca de 1,5 mil passageiros que não adotaram a migração e seguiram utilizando a 231 diariamente.
Serão quatro veículos circulando nos horários de pico, em dias úteis e os intervalos caem de 50 para 25 minutos. A primeira partida, do Terminal Satélite Íris, será às 4h35 e a última às 23h40. Do Terminal Central, terá partidas entre 5h25 e 0h30.
Alimentadoras do Campo Grande
A região do Campo Grande segue contando com oito linhas alimentadoras – sete delas criadas a partir de outubro de 2023. Elas têm a função de coletar os usuários nos bairros e levar até os terminais Campo Grande e Satélite Íris, de onde é possível realizar a integração gratuita com o BRT. São elas: 218 (Terminal Itajaí/Terminal Campo Grande), 227 (Jardim Florence II), 232 (Jardim Rossin), 233 (Jardim Florence I), 234 (Satélite Íris III), 235 (Residencial Sirius) e 243 (Princesa D’Oeste).
A região já contava com a alimentadora 226 (Residencial Sirius/Terminal Satélite Íris).
Consulte sua linha
A partir da data de vigência das alterações, os usuários poderão consultar os novos horários de partida da linha 231 no site da Emdec, pelo endereço portal.emdec.com.br/consultalinha.
Quem usa o transporte público pode utilizar os aplicativos Cittamobi, Moovit, Kim ou Bus2, que informam onde embarcar, desembarcar e que ônibus municipais utilizar. Também é possível consultar as previsões de chegada dos ônibus em tempo real, selecionando os pontos no mapa.
Para esclarecer dúvidas sobre trânsito e transporte, acesse os canais do Fale Conosco Emdec: telefone 118; site (portal.emdec.com.br/faleconosco); aplicativo “Emdec”, disponível no Google Play e na App Store; chatbot da Emdec, disponível na página inicial; e WhatsApp (19 3731-2910). O número também recebe chamadas realizadas a partir de outra cidade ou DDD.