26.9 C
Campinas
quinta-feira, novembro 13, 2025
spot_img

Bolsonaro usou viagem internacional para negociar software espião

Data:

O Gabinete do Ódio do planalto conheceu em detalhes a ferramenta, que age por meio de “infecção tática” de celulares. “A tecnologia permite a quem detém o software ter acesso ao celular e a todo seu conteúdo quando o aparelho se conecta a uma rede —tudo isso sem o dono do smartphone saber”, descreve o UOL.

 

 

Em novembro do ano passado, Jair Bolsonaro fez uma visita ao Qatar, aos Emirados Árabes Unidos e ao Bahrein que nada trouxe de relevante para o Brasil. Agora, reportagem publicada nesta segunda-feira (17) pelo site UOL revela que, além de produzir mais uma ridícula peça de propaganda no Qatar, onde participou de uma motociata, o atual presidente usou a viagem para dar continuidade ao plano de se apossar de ferramentas de espionagem em pleno ano eleitoral.

De acordo com o UOL, durante a viagem, em 14 de novembro, um membro do Gabinete do Ódio que responde diretamente ao vereador carioca Carlos Bolsonaro (Republicanos), um dos filhos de Jair Bolsonaro, se reuniu com a empresa israelense DarkMatter, fabricante de uma superferramenta de espionagem eletrônica. 

O encontro ocorreu na feira aeroespacial conhecida como Dubai AirShow, nos Emirados Árabes Unidos, conforme apurou o site com fontes ligadas ao Gabinete de Segurança Institucional (GSI) e à Agência Brasileira de Inteligência (Abin). 

Ali, o integrante do Gabinete do Ódio conheceu em detalhes a ferramenta, que age por meio de “infecção tática” de celulares. “A tecnologia permite a quem detém o software ter acesso ao celular e a todo seu conteúdo quando o aparelho se conecta a uma rede —tudo isso sem o dono do smartphone saber”, descreve o UOL.

 

Família Bolsonaro e a arapongagem

Essa não é a primeira vez que uma denúncia desse tipo é feita contra a família Bolsonaro. Em maio do ano passado, o mesmo UOL revelou que Carlos Bolsonaro interferiu em um processo de licitação do governo federal para ter controle sobre outra ferramenta de espionagem, chamada Pegasus e fabricada por outra empresa israelense NSO Group.

Naquela ocasião, afirmou o UOL, Carlos articulou com o ministro da Justiça, Anderson Torres, para que o Gabinete de Segurança Institucional (GSI) e a Agência Brasileira de Informações (Abin) ficassem de fora do processo de contratação para que ele pudesse ter o controle da ferramenta e assim montar uma espécie de “Abin paralela”.

Da Redação do PT

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe esse Artigo:

spot_img

Últimas Notícias

Artigos Relacionados
Relacionados

Bolsonaro tenta encontro urgente com Tarcísio e Cláudio Castro antes de possível ida ao regime fechado

x-presidente busca alinhar estratégias políticas e eleitorais com aliados...

PF conclui inquérito e aponta ligação de ex-deputado TH Joias aliado de Cláudio Castro com facções e tráfico de armas

Ex-parlamentar TH Joias é acusado de intermediar negócios entre...

Inflação desacelera e tem menor alta para outubro em 27 anos, aponta IBGE

IPCA de outubro sobe apenas 0,09%, puxado pela queda...

Governo tenta adiar votação do PL Antifacção em meio a impasse sobre atuação da PF, mas Motta insiste em pautar projeto

Texto relatado por Guilherme Derrite enfrenta resistência dentro da...
Jornal Local
Política de Privacidade

A Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) já está em vigor no Brasil. Além de definir regras e deveres para quem usa dados pessoais, a LGPD também provê novos direitos para você, titular de dados pessoais.

O Blog Jornalocal tem o compromisso com a transparência, a privacidade e a segurança dos dados de seus clientes durante todo o processo de interação com nosso site.

Os dados cadastrais dos clientes não são divulgados para terceiros, exceto quando necessários para o processo de entrega, para cobrança ou participação em promoções solicitadas pelos clientes. Seus dados pessoais são peça fundamental para que o pedido chegue em segurança na sua casa, de acordo com o prazo de entrega estipulado.

O Blog Jornalocal usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.

Confira nossa política de privacidade: https://jornalocal.com.br/termos/#privacidade