23.9 C
Campinas
sexta-feira, novembro 14, 2025
spot_img

Com agenda ambiental e social, Lula chega aos EUA para encontro com Biden

Data:

Os EUA é o segundo maior parceiro comercial do país e principal destino das exportações de produtos industrializados brasileiros. Foto Ricardo Stuckert

 

 

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva desembarca em Washington, nesta quinta-feira (9), para a primeira reunião novo mandato com o presidente americano Joe Biden. O encontro é considerado estratégico para a retomada das relações diplomáticas entre Brasil e EUA.

Entre os temas que serão discutidos no encontro entre os dois líderes, programado para ocorrer na sexta-feira (10), estão meio ambiente, em especial as metas de compromissos climáticos e a transição energética, combate à fome, além de outros temas ligados aos direitos humanos, como  direitos dos povos indígenas, combate ao racismo, a integração de cerca de dois milhões de brasileiros que vivem nos EUA e o combate às fake news.

“Queremos construir relações de parceria e crescimento entre nossos países, pelo desenvolvimento da nossa região,  debater ações pela paz no mundo e contra as fake news”, afirmou Lula, antes de embarcar, pelo twitter.

Após a reunião que deverá ter a duração de duas horas, Lula e Biden participarão de uma coletiva de imprensa para tratar dos principais assuntos discutidos pelos dois líderes. A agenda de Lula inclui ainda encontros com o senador Bernie Sanders, na Blair House, além de outros parlamentares do partido Democrata, no mesmo local. Há, ainda, uma reunião prevista com representantes da Federação Americana de Trabalho e Congresso de Organizações Industriais (AFL-CIO).

Na comitiva presidencial estão os os ministros Mauro Vieira (Relações Exteriores), Fernando Haddad (Fazenda), Marina Silva (Meio Ambiente), Anielle Franco (Igualdade Racial), o Assessor Especial embaixador Celso Amorim, o secretário executivo do Ministério do Desenvolvimento Econômico e Comércio, Marcio Elias Rosa, e o senador Jaques Wagner. A comitiva será recebida por Biden, na Casa Branca, também na sexta-feira.

Os EUA são o segundo maior parceiro comercial do país e principal destino das exportações de produtos industrializados brasileiros.

Da Redação do PT, com site da Presidência da República

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe esse Artigo:

spot_img

Últimas Notícias

Artigos Relacionados
Relacionados

Trump e Xi anunciam trégua comercial e acordo sobre terras raras

Presidentes de Estados Unidos e China se reúnem após...

Eleições reforçam mandato de Javier Milei enquanto Donald Trump exalta US$ 20 bilhões em swap

Com apoio financeiro extraordinário dos EUA e vitória nas...
Jornal Local
Política de Privacidade

A Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) já está em vigor no Brasil. Além de definir regras e deveres para quem usa dados pessoais, a LGPD também provê novos direitos para você, titular de dados pessoais.

O Blog Jornalocal tem o compromisso com a transparência, a privacidade e a segurança dos dados de seus clientes durante todo o processo de interação com nosso site.

Os dados cadastrais dos clientes não são divulgados para terceiros, exceto quando necessários para o processo de entrega, para cobrança ou participação em promoções solicitadas pelos clientes. Seus dados pessoais são peça fundamental para que o pedido chegue em segurança na sua casa, de acordo com o prazo de entrega estipulado.

O Blog Jornalocal usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.

Confira nossa política de privacidade: https://jornalocal.com.br/termos/#privacidade