19.9 C
Campinas
sábado, julho 5, 2025

Com atletas barrados na imigração, Haiti chama amadores e elimina clube dos EUA

Data:

Com mais de 100 anos de história, o Violette é um dos mais tradicionais clubes do país, tendo conquistado por sete vezes a liga nacional e sido campeão da Liga dos Campeões da Concacaf em 1984. Foto Reprodução CONCAF

 

 

Um time de futebol semi-amador do pobre Haiti entrou para a história ao eliminar uma das principais equipes dos EUA, a nação mais rica do mundo.

Mesmo perdendo por 2 a 0, o Violette A.C. do Haiti derrotou o Austin, do Texas, e  conseguiu a classificação para as quartas de final do principal torneio da região, a Liga dos Campeões da Concacaf — entidade que reúne times da América do Norte e Central —, que dá uma vaga no Mundial de Clubes da Fifa.

A partida entre o Violette e o Austin aconteceu nesta terça-feira (14) e os amadores foram chamados de última hora para substituir parte do elenco haitiano, entre eles quatro jogadores titulares, que haviam sido barrados pela imigração por falta de vistos para entrar nos EUA. Apenas 12 jogadores puderam entrar no país.

O regulamento da Liga dos Campeões da Concacaf não permitiria que o clube jogasse a partida com esse número de atletas, que seria eliminado por W.O.

A equipe técnica do Violette A.C. foi obrigada a mudar meio time, encontrar jogadores nascidos no Haiti e que estivessem em solo norte-americano para compor o elenco. E ainda assim conseguiu eliminar a equipe norte-americana.

Mas a saga dos haitianos começou dias antes quando o time voltou aos gramados para uma partida oficial após quase dez meses — em decorrência dos conflitos internos no país. Sem poder jogar em casa por conta da violência, a equipe teve de mandar o jogo de ida, na terça-feira passada, na República Dominicana, único vizinho em ilha que forma os dois países.

O resultado?  O Violette ganhou de 3 a 0 do Austin. Na partida de volta, com os vistos negados, a saída foi chamar amadores e mais uma vez os haitianos surpreenderam eliminando o inimigo rico.

A história é recheada de fatos paralelos que reforçam ainda mais o feito dos haitianos. Confira:

  • O Austin foi o quarto colocado no campeonato nacional dos EUA.
  • Já o Violette nem disputou o Haitiano por que não houve campeonato no ano passado, por conta da violência no país. O time ficou quase um ano sem disputar um mero jogo oficial.
  • Ainda assim, foi o time haitiano que se classificou para as quartas de final da Concachampions.

 

O Concachampions já se inicia nas oitavas de final, com 16 times na disputa. Com a classificação para as quartas de final, o Violette, agora, aguarda o resultado do jogo de volta entre León, do México, e Tauro, do Panamá, para conhecer seu próximo adversário — o time mexicano venceu na ida por 1 a 0 fora de casa.

Com mais de 100 anos de história, o Violette é um dos mais tradicionais clubes do país, tendo conquistado por sete vezes a liga nacional e sido campeão da Liga dos Campeões da Concacaf em 1984.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe esse Artigo:

spot_imgspot_img

Últimas Notícias

Artigos Relacionados
Relacionados

Itamaraty rebate revista The Economist e denuncia ataque midiático à diplomacia de Lula

A resposta oficial do Ministério das Relações Exteriores (Itamaraty)...

Europa enfrenta nova onda de calor com temperaturas que ultrapassam 44 °C

Uma nova onda de calor atinge diversos países da...

Rei Charles parabeniza Lula e Marina pela proteção das florestas

A ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima,...

Brasil firma cooperação com Irã para políticas de trabalho

O ministro do Trabalho e Emprego do Brasil, Luiz...
Jornal Local
Política de Privacidade

A Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) já está em vigor no Brasil. Além de definir regras e deveres para quem usa dados pessoais, a LGPD também provê novos direitos para você, titular de dados pessoais.

O Blog Jornalocal tem o compromisso com a transparência, a privacidade e a segurança dos dados de seus clientes durante todo o processo de interação com nosso site.

Os dados cadastrais dos clientes não são divulgados para terceiros, exceto quando necessários para o processo de entrega, para cobrança ou participação em promoções solicitadas pelos clientes. Seus dados pessoais são peça fundamental para que o pedido chegue em segurança na sua casa, de acordo com o prazo de entrega estipulado.

O Blog Jornalocal usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.

Confira nossa política de privacidade: https://jornalocal.com.br/termos/#privacidade