Um passeio sob o sol do fim da tarde, ao som de um chafariz e entre pedestres de Paris. Isso é o que propõe a exposição de fotografias que começou no dia 12 de novembro, em Campinas, em evento integrante do calendário oficial do Ano da França no Brasil.
A exposição traz 20 painéis com fotos de pedestres de Paris interagindo com a cidade em diferentes momentos da história. É possível ver através das fotos a evolução da paisagem e as mudanças culturais pelas quais Paris passou entre 1890 e 2006. A exposição fica em Campinas até o dia 13 de dezembro no Shopping Iguatemi Campinas.
“O Pedestre de Paris” atraiu o olhar curioso de Felipe Vicenzo Fernandes de Souza Barreto, sete anos. Acompanhado pelo avô, o garoto se surpreendeu com as fotos que encontrou no jardim. José Carlos Fernandes de Souza conta que a surpresa foi muito agradável, mesmo para quem nunca esteve na França. Para a diretora da Aliança Francesa de Campinas, Peggy Giordano, o interesse dos brasileiros pela França faz parte de um sonho. “A França está no imaginário e na vontade das pessoas. É emocionante para um francês ver que nossa cultura e nosso país possam despertar tanto interesse e paixão nos brasileiros”, afirma Peggy.
Passeando pelo jardim também estava um casal de colombianos. Atentos aos detalhes de cada foto eles se perdem nas imagens lembrando de viagens que fizeram a Paris. “Diariamente acontece um intercâmbio cultural no Brasil por causa da presença de estrangeiros, como eu, aqui no país” diz o marido. Carmen Ruiz completa “A importância de trazer uma cultura estrangeira em uma exposição como esta para o Brasil é que isso mostra quanto somos parecidos e por outro lado, porque devemos respeitar nossas diferenças”.
O estudante universitário Fábio Vaz aproveitou a exposição para ver a Paris que já conhece sob outros pontos de vista. “Estou acompanhando a programação do Ano da França no Brasil porque acho muito interessante essa troca entre culturas que o evento proporciona”, explica Vaz.
A diretora da Aliança Francesa de Campinas conta que o objetivo da exposição é provocar diferentes olhares. “Queremos cruzar olhares e causar reflexões. Por isso, a exposição neste jardin à la française. A ideia é valorizar um espaço que já existia, mas que representa fielmente um ambiente típico francês” – completa Peggy. A cada olhar um interesse e uma emoção. “O que me interessou na exposição foi a oportunidade de ver a história da França sem ser por meio das páginas de um livro” – explica Marcela Bueno, aluna do curso de engenharia da Unicamp.
Serviço:
O Pedestre de Paris
Shopping Center Iguatemi Campinas
Av. Iguatemi, 777 – Vila Brandina – Campinas SP
Entre os dias 12 de novembro e 13 de dezembro
Segunda a sábado de 10h às 22h. Domingos das 14h às 20h.
Telefone: (19) 3131-4610 / (19) 3131-4610




