14.9 C
Campinas
sábado, agosto 9, 2025

Pontos críticos para acidentes, Emdec amplia segurança viária no entorno da avenida Mário Scolari

Data:

As medidas que ampliam a segurança viária na região do cruzamento entre a rua Tom de Araújo (marginal da avenida John Boyd Dunlop) e a avenida Prof. Mário Scolari, no Satélite Íris, foram concluídas pela Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) nesta semana. O local ocupa a primeira posição no ranking de “50 Pontos Críticos” de acidentalidade em Campinas, mapeados pela Emdec.

As intervenções foram iniciadas no dia 5 de junho e incluíram obras de geometria, sinalização viária e mudança de circulação. O conjunto de medidas buscou induzir a redução das velocidades nas esquinas; diminuir o risco de colisão nas conversões; e reduzir a exposição dos pedestres ao risco, ao tornar trechos de travessia mais curtos. 

Confira o que mudou na região:

Diminuição do raio de giro dos condutores que entram na rua Tom de Araújo a partir da rua Prof.ª Olga Álvares Schreiner e da av. Prof. Mário Scolari; e dos que acessam a av. Prof. Mário Scolari ou a rua Josepha Júlia Doval de Oliveira a partir da Tom de Araújo. 

Implantação de sentido único na rua Josepha Júlia Doval de Oliveira, no trecho entre as ruas Nadir Dias de Oliveira e Dante Erbolato (com o trânsito fluindo no sentido da Dante Erbolato); e na rua Profª Olga Álvares Schreiner, no trecho entre as ruas Dr. Dante Erbolato e Nadir Dias de Oliveira (com o trânsito fluindo no sentido da rua Nadir Dias de Oliveira). As mudanças foram formalizadas pela Resolução Nº 285/2023, publicada na edição do dia 26 de setembro do Diário Oficial do Município. 

Ampliação dos passeios para pedestres, permitindo a circulação de um veículo por vez na faixa, na rua Tom de Araújo (a partir da rua Prof.ª Olga Álvares Schreiner e a partir da rua Prof. Mário Scolari); e na rua Dr. Dante Erbolato (a partir da rua Josepha Júlia Doval de Oliveira).

No total, a Emdec investiu R$ 149,9 mil nas intervenções no viário (obras de geometria). A região também recebeu reforço da sinalização viária existente e oito novas rampas de acessibilidade foram executadas, com investimento estimado em R$ 112,5 mil. 

Etapas

A partir de março de 2022, equipes técnicas da Emdec e da Iniciativa Bloomberg para Segurança Viária Global (BIGRS) fizeram vistorias na região. A partir de recomendações da BIGRS, a Emdec construiu projeto e plano de ação com medidas de moderação de tráfego para o local. 

O período de implantação incluiu ações operacionais e simulações com agentes da mobilidade urbana. Nesta fase, foi constatado que os motoristas passaram a realizar manobras de acordo com os objetivos de segurança viária, sem impactos consideráveis no percurso.  

O ranking de pontos críticos aponta locais onde sinistros (acidentes) ocorrem com mais frequência. Com base em dados atualizados, entre janeiro de 2018 e julho de 2023, nesta localidade, foram registrados 105 sinistros: um com vítima fatal; 50 com vítimas não fatais; 50 sem vítimas; além de quatro atropelamentos sem óbitos.  

Próximos pontos

Já estão em andamento intervenções semelhantes em outros três pontos críticos do ranking, na avenida John Boyd Dunlop (JBD) – no entorno da Pirelli (Lúcio Esteves x Vicente de Marchi), próximo à Avenida Brasília e na altura do “Balão do Londres” (Domício Pacheco e Silva x Oswaldo Oscar Barthelson). 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe esse Artigo:

spot_imgspot_img

Últimas Notícias

Artigos Relacionados
Relacionados

PF descarta bomba em voo da Azul que fez pouso de emergência em Brasília com destino a Campinas

Bilhete com ameaça encontrado no banheiro motivou ação, mas...

Vazamento de diesel após batida entre carretas bloqueia trecho da Zeferino Vaz em Paulínia

Acidente na madrugada desta sexta-feira interditou km 121 da...

Cassação de Carla Zambelli abre caminho para posse de Pedro Tourinho na Câmara

Anulação dos votos de Zambelli pode alterar a bancada...

Ministério Público arquiva inquérito sobre descarte ilegal em área de proteção ambiental em Joaquim Egídio

Promotor alegou ausência de provas após remoção do entulho...
Jornal Local
Política de Privacidade

A Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) já está em vigor no Brasil. Além de definir regras e deveres para quem usa dados pessoais, a LGPD também provê novos direitos para você, titular de dados pessoais.

O Blog Jornalocal tem o compromisso com a transparência, a privacidade e a segurança dos dados de seus clientes durante todo o processo de interação com nosso site.

Os dados cadastrais dos clientes não são divulgados para terceiros, exceto quando necessários para o processo de entrega, para cobrança ou participação em promoções solicitadas pelos clientes. Seus dados pessoais são peça fundamental para que o pedido chegue em segurança na sua casa, de acordo com o prazo de entrega estipulado.

O Blog Jornalocal usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.

Confira nossa política de privacidade: https://jornalocal.com.br/termos/#privacidade