A Praia de Juquehy, em São Sebastião, litoral norte de São Paulo, recebe neste fim de semana, dias 5 e 6 de dezembro, a quinta e última seletiva do Circuito Tent Beach Local Motion SP Contest 09. O campeonato, exclusivo para quem mora na metrópole mais rica do país, reúne surfistas dos cinco cantos da cidade. A Zona Oeste forma sua equipe e a divisão de acesso define os campeões do SP Trials.
A divisão de acesso que classifica para o Confronto Final oito atletas no SP Trials Open e quatro no SP Trials Long será uma atração à parte. Por ser a última seletiva, aqueles que assumirem a primeira colocação dos rankings serão coroados campeões da temporada. Coincidentemente, quem lidera mora na Zona Oeste e não poderá competir nesta disputa, conforme a regra da competição.
Pedro Regatieri, bicampeão Open da Grande São Paulo, e Alexandre Miranda, atual campeão SP Trials Open, terão que assistir da areia a festa de seus concorrentes. No SP Trials Open, onde Regatieri é o líder com 2861 pontos, a briga fica entre dois atletas. Eduardo Maia é o vice-líder, com 2629 pontos, seguido por Pedro Oliveira, que soma 2385 pontos. Eles são os únicos com chances de assumir o topo do ranking, num total de 71 atletas que participaram da categoria.
E a disputa promete ser acirrada entre os dois. No histórico do SP Contest, tanto Maia como Oliveira acumulam vários pódios. Só nesta temporada, em situações semelhantes, eles já levantaram dois canecos de campeões. Ambos venceram suas seletivas: Pedro na Zona Sul, e Eduardo na Zona Norte. E para completar, cada um venceu uma disputa do SP Trials Open.
Se na Open, somente Regatieti ficará assistindo quem será o campeão, no SP Trials Long, três surfistas da Zona Oeste serão espectadores: Alexandre Miranda, vice na categoria no ano passado e atual líder do ranking com 2800 pontos, mais Marcelo Lima, com 2726, e Marcelo Melo somando 2385 pontos. Sendo assim, o titulo será disputado pelo atual campeão Glebson Siqueira, de Santo André (ABC), e Jonathan Paiva, da Zona Leste, ambos empatados na quarta colocação com 2187.
Com vitórias nesta temporada, Jonathan Paiva supera Siqueira no pódio. Ele venceu sua seletiva na categoria Open, ficou em quarto no Longboard e no SP Trials Long, levou a melhor na primeira seletiva. Já Glebson conta com um segundo lugar na categoria Longboard em sua seletiva e mais um título no SP Trials Long na etapa de Pitangueiras.
A competição começa no sábado às 9 horas com a primeira fase da categoria SP Trials Open. Já no domingo, os atletas retornam para a água às 8 horas, com a primeira fase da categoria SP Trials Long. As finais iniciam por volta das 13h15 e a cerimônia de premiação está prevista para começar às 14h55. Todos os atletas devem comparecer uma hora antes do início da sua bateria.