As férias já estão batendo à porta e é hora de buscar por um roteiro de férias e verão. Uma opção às praias lotadas do litoral, sem abrir mão do lazer, do bronzeado e da aventura, são as já famosas cidades do interior de São Paulo, como Socorro. Sem areia nem mar, a cidade ganha destaque pela proximidade à capital paulista (132 km), ainda sem cobrança de pedágios pela Rodovia Fernão Dias, a outras cidades do interior, como Campinas (100 km), e até a Baixada Santista, cerca de 230 km. Socorro possui cachoeiras com belas quedas d’água, um cenário verde com montanhas, hotéis e pousadas com piscinas que são verdadeiros complexos aquáticos e vários parques de aventura, inclusive também com piscinas que são abertas ao público, que os transformam em “clubes de aventura”.
Para as Festas de Final de Ano Socorro promoverá atrações gratuitas na Praça da Matriz, centro da cidade, com apresentações culturais, shows musicais e a tradicional queima de fogos na virada do ano. O Núcleo Hoteleiro de Socorro já está com uma busca alta por reservas, alguns inclusive com quase 90% de ocupação para o período. A expectativa do Departamento de Turismo e Cultura é que o fluxo de turistas aumente cerca de 10% em relação a 2008, chegando a 50 mil pessoas, de dezembro a janeiro.
Esse ano a temporada de férias e verão de Socorro vai além da famosa temporada de águas. A cidade criou um Festival de Aventura, que uniu todas as atividades de aventura oferecida em Socorro e abriu simbolicamente sua alta temporada. Opções não faltam são mais de 20 modalidades de atividades de aventura oferecidas em Socorro, cujos valores variam de R$5 uma tirolesa de 100 metros, a R$260 um passeio de quadriciclo com roteiro aproximado de três horas. Outro destaque é que hoje a cidade possui a primeira empresa do país certificada em Sistema de Gestão de Segurança em Turismo de Aventura, o Kango Jango. A certificação tem o respaldo do Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial), da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) e da Abeta (Associação Brasileira das Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura).
A cada ano Socorro inova e cria ainda mais atrativos para os turistas e nessa temporada os que quiserem aproveitar o rafting, o acquaride e o water trekking, por exemplo, poderão comprar as atividades em combos especiais formatados pelas bases de aventura da cidade. Além de facilitar a logística do visitante, que ganha hora e dia marcados para curtir a aventura, essa formatação das atividades deixa os preços mais baixos, o que é muito bem-vindo nessa época do ano onde todos acabam gastando mais.
Três atividades ainda chamarão a atenção nessa temporada, o Eco-boat, o Tombon’água e o roteiro de quadriciclo com rota pelas cachoeiras da Serra da Mantiqueira. O Eco-boat é um passeio contemplativo de lancha ou banana boat feito no Parque do Monjolinho pelo remanso do Rio do Peixe, com vista de cachoeiras. Já o Tombon’água é voltado especialmente para as crianças. A partir dos 3 anos os pequenos poderão fazer uma espécie de arvorismo no nível da água, atravessando um dos lagos do Hotel Fazenda Campo dos Sonhos com quatro obstáculos diferentes e terminando a aventura com uma tirolesa.
Apesar de ser uma atividade de terra, o quadriciclo ganhou uma rota para os dias mais quentes. Em cima de um quadriciclo 4X4 o turista pode explorar até 20 cachoeiras em um percurso de 160 km entre montanhas. Realizado pela Base 55 Sport Adventure a atividade une o rústico ao conforto. Os que aderem ao passeio ganham total infra-estrutura com hospedagem em hotel e outdoor e guias especializados.