Vestir uma calça branca, colocar shorts ou um biquíni para andar na praia ou na piscina sem canga, deixando de lado qualquer preocupação com os indesejados “furinhos”. O sonho de muitas mulheres agora ganha um forte aliado para virar realidade: na luta contra a celulite, chega ao mercado neste verão o Power Shape. “Em minha opinião é o melhor tratamento disponível hoje para a celulite e, para as mulheres que já começam a se preparar para o verão neste início de primavera, é uma ferramenta poderosa. O Power Shape é rápido e eficiente porque trata a pele simultaneamente com três tecnologias: endermologia, radiofreqüência e lipolaser”, conta Mônica Felici de Almeida, médica pós-graduada em dermatologia e estética.
Ela explica que a endermologia utiliza vácuo com pressão negativa promovendo massagem das fáscias musculares,quebra dos septos fibrosos da celulite,estimula circulação linfática e venosa,melhorando a oxigenação dos tecidos e promovendo remodelamento corporal. “Já a radiofreqüência aquece a derme profunda,provocando uma contração imediata do colágeno existente e o estímulo para a formação de colágeno novo,melhorando assim a flacidez da pele. Além disso atua no tecido gorduroso, com melhora da circulação,compactação da gordura existente e aumento do metabolismo das células de gordura,fazendo a lipólise e ruptura dos septos fibrosos melhorando o aspecto de ‘casca de laranja’ da celulite”, diz a médica, que é responsável pela clínica Splendore Medicina Estética e Laser, em Campinas.
Por fim, o Lipolaser emite diodos que tem como alvo as células de gordura,estimulando a lipólise.A vantagem é que aplicação é rápida,e trata tanto celulite quanto gordura e flacidez de maneira concomitante. Segundo Mônica, o número de sessões de um paciente com o Power Shape varia de quatro a oito, conforme a gravidade do problema. Cada sessão dura de 20 a 40 minutos.
“O resultado é extremamente satisfatório. E, vale lembrar, atualmente a celulite é considerada uma doença e não uma simples deformação estética”, alerta a médica. Um detalhe importante é que o Power Shape pode ser utilizado por pessoas bronzeadas. Mas, como as outras tecnologias, é contra-indicado para gestantes, com próteses de silicone ou preenchimento cutâneo nos locais onde há celulite, bem como marca-passo ou câncer sistêmico.
Celulite
Como o próprio nome sugere, a celulite – ou lipodistrofia ginóide – é uma inflamação das células, que ocorre no tecido subcutâneo quando a microcirculação dos capilares (vasos sanguíneos pequenos e finos) no tecido adiposo encontra-se deficiente.
“Ela se manifesta devido à soma de várias alterações, que são acionadas por fatores como herança genética, sedentarismo, problemas circulatórios, alimentação inadequada, cigarro, álcool, estresse e desequilíbrio hormonal. São estes fatores que determinam modificações como a compressão dos vasos locais e a projeção do tecido gorduroso, o que ocasiona as conhecidas ondulações ou furinhos”, diz Monica.
Ela ressalta que, em geral, quando o problema aparece, a reação das mulheres costuma ser meramente ligada à estética. “A maioria tenta esconder o problema, pois tem vergonha de expor o corpo e que o marido ou namorado perceba. Mas o problema impacto não se resume à vida social: a celulite atinge diretamente a qualidade de vida das mulheres se chega a seus estágios mais graves, pois gera problemas de circulação e causa a sensação de cansaço permanente”, diz a médica.
Mônica ressalta que o ideal é agir de maneira preventiva para evitar a celulite. “Há inúmeras ações que podem ser tomadas neste sentido, que vão desde massagear as pernas e coxas com creme anticelulite e colocar as pernas para o alto sempre que puder evitar saltos altos, não fumar e não beber refrigerantes e bebidas alcoólicas e se possível fazer drenagem linfática semanalmente para evitar retenção de líquidos e acúmulo de toxinas, diz. No entanto, até por se tratar muitas vezes de uma pré-disposição genética, nem sempre é possível evitar o surgimento da doença. Nestes casos, o ideal é um tratamento específico.