A mobilização para salvar vidas promovida pela Semana da Mobilidade Urbana (Semob) terá foco nos motociclistas, principais vítimas do trânsito, nesta quarta-feira, 25 de setembro. A partir das 11h, a avenida Dr. Moraes Salles, no Centro, recebe a terceira blitz educativa para motociclistas, fruto de parceria entre a Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) e a concessionária Rota das Bandeiras.
A blitz ocorre no sentido Centro – bairro da Moraes Salles, na altura do cruzamento com a avenida Dr. Jesuíno Marcondes Machado, próximo ao Colégio Sagrado Coração de Jesus. Para auxiliar na prevenção de sinistros envolvendo linhas de pipa com material cortante, a concessionária irá distribuir antenas corta-fio. Os motociclistas também poderão retirar adesivos refletivos para uso nas motos ou nos capacetes.
Educadores e agentes da mobilidade urbana da Emdec orientam os motociclistas sobre a condução responsável, enfatizando a importância de respeitar a velocidade regulamentada e a sinalização, além de estimular a correta utilização dos equipamentos de segurança.
Trata-se da terceira blitz educativa voltada para motociclistas, realizada no contexto da Semob. Também receberam as ações as avenidas Lix da Cunha, no dia 19 de setembro, com distribuição de 125 antenas corta-pipa pela concessionária Rodovias do Tietê; e Ruy Rodriguez, nesta terça (24/09), quando a AB Colinas distribuiu cerca de 200 acessórios para motociclistas (adesivos refletivos e spray de limpeza para viseiras).
Motociclistas representam mais de 50% das mortes no trânsito
Em 2023, 83 motociclistas ou garupas perderam a vida nas vias urbanas e rodovias da cidade, representando 52% dos 159 óbitos registrados no período. A velocidade esteve presente em pelo menos 51 (34%) casos entre os 149 sinistros fatais; e 44% dos sinistros com óbitos de motociclistas ou garupas tiveram a velocidade como fator de risco.
Até julho de 2024, 23 motociclistas perderam a vida em vias urbanas de Campinas. Eles representaram 51% dos 45 óbitos registrados na malha urbana no período. Em razão da permanência desse público entre os que mais morrem no trânsito, a última campanha de segurança viária lançada pela Emdec, a Desacelera, teve foco nos motociclistas e conscientizou sobre as consequências do excesso de velocidade.
Sobre a Semob
Criada pela Lei Municipal nº 11.387/2002, a Semana Municipal do Trânsito (Semutran) foi substituída pela Semana da Mobilidade Urbana (Semob), a partir da Lei Municipal nº 16.336/2022. A Semob promove ações de educação para a mobilidade, contemplando atividades previstas para a Semana Nacional do Trânsito, conforme o artigo 326 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB).
Até o dia 5 de outubro, a Emdec mobiliza a população em diversas ações de educação para mobilidade urbana, que buscam promover uma cultura de paz e a redução dos óbitos e lesões no trânsito. A programação completa pode ser consultada no site www.emdec.com.br/semob.
SERVIÇO | SEMOB 2024
Blitz educativa para motociclistas
25 de setembro – quarta-feira | A partir das 11h
Av. Dr. Moraes Salles (Centro – bairro), altura do cruzamento com a av. Dr. Jesuíno Marcondes Machado, próximo ao Colégio Sagrado Coração de Jesus.